Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

AIBA processa BBC por acusação de compra de medalhas

Enquanto eram disputadas as finais de diferentes categorias nos Jogos Olímpicos de Londres, a Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA, na sigla em inglês) anunciou, neste sábado, que processará a BBC por repetidas acusações de compra de medalhas.

A AIBA iniciou ações legais contra a TV britânica depois que, na sexta-feira passada, foram feitas acusações na BBC de que as medalhas do boxe nos Jogos Olímpicos poderiam ter sido compradas.

Os boxeadores azerbaijanos Magomedrasul Medzhidov e Teymur Mammadov perderam, ambos, suas semifinais na sexta-feira, e precisaram disputar o bronze. Eram os últimos pugilistas do país que restavam na competição.

No mesmo dia, a BBC repetiu as acusações já feitas em um documentário exibido no mês de setembro, no qual se denunciou que os dirigentes da antiga república soviética teriam pago cerca de 10 milhões de dólares às autoridades do boxe em troca de medalhas de ouro.

Tanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) quanto a AIBA investigaram as acusações e asseguraram não ter encontado evidências que provassem que eram verdadeiras.

“A BBC voltou a emitir as acusações na noite passada, na véspera das finais, apesar de ter-lhes dito que não era verdade”, disse o presidente da AIBA, Ching-Kuo Wu, em um comunicado. “Portanto, dei instruções à firma legal londrina PSB Law para iniciar ações contra a BBC”, continuou.

“Trabalhei muito duro nos últimos seis anos para limpar o boxe olímpico depois de anos de escândalos de corrupção com a precedente direção (da AIBA) e estou profundamente penalizado e frustrado com a BBC”, acrescentou o dirigente máximo do boxe amador.

(Com agência France Presse)