Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Abertura dos Jogos Militares vai celebrar a paz

Crianças da escola onde aconteceu o massacre de Realengo participarão da cerimônia, que terá a presença de Dilma Rousseff

Um espetáculo que celebra a paz vai abrir neste sábado, oficialmente, os Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro. A partir das 16h, o estádio do Engenhão será palco da cerimônia de abertura do evento, que reforçará a imagem das Forças Armadas como defensoras da paz, e não como protagonistas da guerra. Além disso, as coreografias, cenários e alegorias mostrarão, com muito som e luz, a riqueza da fauna e da flora brasileira.

Todos os 30 mil ingressos esgotaram, e o público vai presenciar uma grande interação entre militares e civis. Dos 3.500 participantes do espetáculo, cerca de 1500 são crianças de escolas públicas brasileiras, que vão desfilar vestidas de militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, representando os “sonhos da paz”. Entre elas, estudantes da Escola Municipal Tasso da Silveira, de Realengo, onde ocorreu um massacre no início do ano.

O maior jogador de futebol da história, Pelé, vai acender a pira olímpica, relembrando os tempos em que serviu o Exército, onde era conhecido como Soldado Nascimento. A presidente Dilma Rousseff e outras autoridades estarão presentes ao evento e assistirão ao desfile dos atletas dos 112 países participantes. Tetracampeão mundial de pentatlo militar e atual auxiliar técnico da seleção da modalidade, o tenente Ribamar Bandeira será o porta-bandeira, desfilando à frente dos 268 atletas brasileiros, e a velejadora Isabel Swan, medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, fará o juramento do atleta.

Embora a cerimônia aconteça na tarde de sábado, os Jogos Mundiais Militares começaram na manhã desta sexta-feira, com jogos de futebol masculino. No primeiro, a seleção brasileira venceu a Argélia por 1 a 0, gol do atacante Renildo, em São Januário. O tetracampeão mundial Romário deu o pontapé inicial da partida.

Neste sábado, a seleção de futebol feminino, bicampeã mundial militar, enfrenta a França às 10h, em São Januário, enquanto a Holanda pega a Alemanha no CIAGA, também às 10h. Começa ainda a competição de precisão e de formação em queda livre no paraquedismo, às 9h, no Aeroporto Municipal de Resende.