Abertura da Paralimpíada terá Maria Rita, arte e homenagem ao Rio
Festa terá roda de samba, uma performance do atleta Aaron Wheelz com o skatista Bob Burnquist e obra de arte sendo construída ao vivo no Maracanã

Os Jogos Paralímpicos começam nesta quarta-feira com uma cerimônia de abertura que terá a participação de nomes como MAria Rita, Vik Muniz, Diogo Nogueira e Guto Lacaz. Muniz, um dos diretores da festa, vai fazer uma obra de arte ao vivo durante o desfile dos atletas no estádio do Maracanã. Os atletas vão carregar placas com fotos suas que depois se juntarão em um mosaico gigante formando um desenho, mantido em segredo. A cerimônia começa às 18h15 e será transmitida na TV Brasil e no canal pago SporTV2.
LEIA TAMBÉM:
Paralimpíada: venda de ingressos cresce mas segue longe da meta
Oito motivos para se animar com a Paralimpíada no Rio
Maria Rita e Diogo Nogueira participarão de uma roda de samba na cerimônia junto com os músicos Monarco, Xande de Pilares, Hamilton de Holanda e Pretinho da Serrinha. Já o maestro João Carlos Martins foi o escolhido para tocar, no piano, o hino nacional.
A festa vai começar com o atleta paralímpico Aaron Wheelz, que vai descer uma rampa em alta velocidade acompanhado do skatista brasileiro Bob Burnquist. O evento ainda deve dedicar um segmento a elementos típicos do Rio de Janeiro, como o mate, o frescobol e o calor, que será representado por vários guarda-sóis. Os figurinos da cerimônia foram idealizados pelo estilista Ronaldo Fraga.
Em outro momento, a snowboarder Amy Purdy, que perdeu as pernas aos 19 anos após enfrentar uma meningite, vai fazer uma performance de cerca de cinco minutos. Ela vai dançar, primeiro sozinha e, depois, acompanhada de um parceiro, que ainda é mantido em sigilo.
A Pira Paralímpica, que já passou pelas cidades de Brasília, Belém, Natal, Joinville e São Paulo, será acesa durante a festa e ficará exposta na zona portuária, região central do Rio. A tocha traz uma mensagem em braile com os valores Paralímpicos, que são coragem, determinação, inspiração e igualdade.
Os Jogos
Os Jogos Paralímpicos começam nesta quarta, 7, e vão até o dia 18 de setembro. Participarão atletas de 176 países em 528 provas de 23 modalidades esportivas. Ainda há ingressos disponíveis para quiser assistir às competições, com preços a partir de 10 reais (a inteira).





