Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Abel Braga destaca experiência do Fluminense na Libertadores

Por Da Redação 30 mar 2012, 05h00

Classificado com duas rodadas de antecedência para as oitavas de final da Copa Libertadores, o Fluminense manteve sua invencibilidade ao derrotar o Zamora, por 1 a 0, na última quinta-feira, e arrancou elogios do técnico Abel Braga. Apesar da lentidão e da apatia demonstrada em campo durante os 90 minutos, o treinador apontou a maturidade de seus comandados em administrar o resultado e comemorou a tática bem sucedida que foi adotada por sua equipe.

A maneira como Abel Braga encarou a postura do Fluminense no confronto diante dos venezuelanos anulou qualquer crítica ao placar magro que foi conquistado na quarta rodada da fase de grupos da competição. O Tricolor não conseguiu resultados elásticos na Libertadores deste ano, mas venceu todos os duelos e deixou adversários como Boca Juniors e Arsenal, da Argentina, para trás na tabela de classificação.

‘Nós chegamos aqui com 100% de aproveitamento. As pessoas acham que futebol é muito fácil, mas não é. É muito complicado. Essa história de resultado magro é conversa. Se for assim, que continuem falando de mim e do Tite (técnico do Corinthians). O importante é que o Fluminense aprendeu a jogar a Libertadores e isso conta muito’, avaliou o comandante carioca.

A satisfação com o rendimento de seu time diante do Zamora e a felicidade por ter mantido a liderança de seu grupo fizeram Abel Braga se prolongar mais no assunto e permitiram uma análise mais profunda do comportamento da equipe dentro das quatro linhas. Exemplificando a maneira do time jogar, o técnico mostrou os atalhos encontrados pelo Tricolor em campo e explicou os motivos que levaram o time a adotar uma postura mais cautelosa nesta quinta-feira.

‘Nós precisávamos fazer com que aquela linha de cinco jogadores desse espaços para nós. Não tivemos sofrimento e trabalhamos bem a bola. Conseguimos três ou quatro chances claras de gol e isso é importante. Passar por toda essa rotina de jogos ganhando. A equipe tem esse espírito de grupo e eles sempre pensam muito no coletivo. Isso vale muito a pena’, encerrou o treinador.

Após o novo triunfo conquistado na Libertadores, o Fluminense voltará o seu foco para a disputa da Taça Rio. Neste domingo, a equipe carioca enfrentará o Botafogo, no Engenhão, em mais um importante duelo válido pela competição estadual. Entretanto, a delegação tricolor deverá chegar ao Rio de Janeiro apenas no sábado, o que exigirá um trabalho especial para que os atletas não tenham o condicionamento prejudicado durante o clássico.

Continua após a publicidade

Publicidade