Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A 500 dias dos Jogos, Brasil já tem mais da metade das vagas garantidas

Por ser país-sede, algumas modalidades não precisam se preocupar em obter vaga em eventos classificatórios

A contagem regressiva para os Jogos Olímpicos do Rio chegou à marca de 500 dias até a tão aguardada Cerimônia de Abertura, no Maracanã. E a ideia do Comitê Olímpico Brasileiro é contar, nas duas semanas de disputas, com a maior delegação de sua história. Metade desse objetivo já foi alcançado. Afinal são 297 vagas olímpicas garantidas, e a expectativa é levar cerca de 450 atletas para competir em todas as 39 modalidades.

Se o COB conseguir alcançar seu objetivo, o Brasil superaria apenas a Grécia se compararmos as delegações anfitriãs recentes: nas últimas quatro edições olímpicas, os gregos enviaram 426 atletas para os Jogos de Atenas; britânicos, 541, em 2012; chineses, 639, em 2008; e australianos, 630, em 2000.

O calendário olímpico

Vagas garantidas – No judô e na vela, modalidades em que o Brasil conquistou o maior número de medalhas olímpicas até hoja (19 e 17, respectivamente), há vagas asseguradas em todas as categorias: serão 14 judocas e 15 velejadores buscando subir no pódio. Nos esportes coletivos, o Brasil já está garantido no futebol, handebol e vôlei, tanto no masculino quanto no feminino. As equipes de basquete esperam uma definição da federação internacional para saber se estarão nos Jogos na condição de país-sede. A decisão sai no próximo dia 30 de junho.

A única equipe fora da briga é o time feminino de hóquei de grama. A federação internacional decidiu que o Brasil não teria direito a uma vaga como país-sede e a equipe tinha duas chances de se classificar: ficar entre os 40 melhores do ranking mundial ou entre os sete primeiros do Pan-Americano de Toronto. Como ficou na 42ª colocação do ranking e não se classificou para a competição continental, o hóquei de grama feminino não tem chances de disputar uma vaga na Olimpíada.

Calendário – VEJA acompanhará de perto os atletas brasileiros que buscam vaga nos Jogos do Rio de Janeiro, em agosto de 2016. Para isso, elaboramos uma agenda completa, com as 64 principais competições de cada modalidade, fora os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho. Para acessar o Calendário, clique aqui.