Vencedores do Oscar voltam a crescer nas bilheterias

'Argo', 'Django Livre' e 'O Lado Bom da Vida' subiram posições no ranking dos mais vistos. 'As Aventuras de Pi' teve o maior crescimento

Por Da Redação - 4 mar 2013, 21h15

Ter destaque no Oscar não só faz bem para a reputação do filme e para o ego de seus envolvidos, como também rende muito em bilheteria. Uma semana após a premiação, os principais vencedores apresentaram um crescimento significativo na receita mundial e subiram posições no ranking dos filmes mais vistos nos Estados Unidos.

As Aventuras de Pi é o caso mais bem sucedido de todos. O filme repleto de efeitos especiais foi o que mais ganhou estatuetas na noite do dia 24, levando quatro das onze a que estava indicado, inclusive a de melhor diretor para Ang Lee. Nos cinemas americanos, o faturamento do longa subiu 48%, acrescentando mais 2,3 milhões de dólares em seus resultados na última semana, valor que somado às bilheterias mundiais leva ao montante de 592 milhões de dólares.

O vencedor do prêmio de melhor filme, Argo, também voltou a ser procurado pelos espectadores americanos, e subiu 15% na última semana. Entre os indicados na categoria, Argo é o filme que está há mais tempo em cartaz e até já está disponível em DVD nos Estados Unidos. Mesmo assim, o longa arrecadou 2,2 milhões de dólares na última semana.

Leia também

Publicidade

Oscar: sem grande vencedor, ‘Argo’ leva prêmio principal

Seth MacFarlane não quer mais apresentar o Oscar

Outro que continua a crescer é O Lado Bom da Vida. A comédia é a única produção indicada ao Oscar que ainda se mantém entre as dez primeiras no ranking dos mais vistos no país. Depois da premiação, que rendeu à sua protagonista, Jennifer Lawrence, o prêmio de melhor atriz, o filme cresceu 3% e fez 5,9 milhões de dólares. Mundialmente, o filme já fez mais de 175 milhões de dólares.

Django Livre, que levou duas estatuetas relevantes, a de melhor roteiro original para Quentin Tarantino e a de melhor ator coadjuvante para Christoph Waltz, cresceu 5%, arrecadando pouco mais de 1 milhão de reais em bilheteria. No total, o filme fez mais de 393 milhões em todo o mundo. Comparado às produções que concorreram com ele na principal categoria da cerimônia, Django Livre é o segundo filme mais visto, perdendo apenas para As Aventuras de Pi.

Publicidade

Leia também

Publicidade

Kristen Stewart torceu por Jennifer Lawrence no Oscar

O sobe e desce de Jennifer Lawrence e Kristen Stewart

Brasil — No país, alguns dos indicados já figuravam entre os mais procurados no país na semana anterior ao Oscar e contribuíram significativamente com o total de bilheteria de vários. Até o fim de semana da premiação, O Lado Bom da Vida e Os Miseráveis estavam na terceira e quarta posição, respectivamente, no ranking brasileiro.

Publicidade

No total, As Aventuras de Pi arrecadou no Brasil mais de 30 milhões de reais em bilheteria, um dos melhores resultados do filme fora dos Estados Unidos e Europa. Outros recordistas foram O Lado Bom da Vida, que em um mês em cartaz já arrecadou mais de 12 milhões de reais, e Django Livre, em cartaz desde 18 de janeiro, com mais de 13 milhões de reais. Os dados de bilheteria no Brasil após a premiação ainda não foram atualizados pelas distribuidoras.

Leia também

Publicidade

‘O Hobbit’ arrecada 1 bilhão de dólares no mundo

Publicidade