Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tudo o que se sabe sobre o próximo livro de ‘Game of Thrones’

George R.R. Martin está há cinco anos escrevendo o volume 'The Winds of Winter'

A sexta temporada de Game of Thrones terminou no último domingo — com recorde — e os fãs precisam esperar quase um ano por novas batalhas de Westeros. A ansiedade faz alguns se voltarem para uma dúvida que se arrasta há cinco anos: quando George R.R. Martin, o criador de todo esse universo, vai entregar o novo livro da saga e presentear os leitores com outras reviravoltas e surpresas?

Martin escreve o sexto volume da saga As Crônicas de Gelo e Fogo desde 2011, ano em que HBO estreou a sua série, e por enquanto não tem previsão de lançamento. O novo livro possui o mesmo título do episódio final da sexta temporada, The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno, em português). A última atualização sobre o andamento do trabalho foi dada pelo escritor em janeiro de 2016. “Não está pronto! Muito já foi escrito, mas há meses de trabalho pela frente ainda, isso se a escrita fluir bem”, publicou o autor em seu blog oficial. Cinco meses se passaram e Martin não deu nenhuma nova atualização.

LEIA TAMBÉM:

George R.R. Martin quer saber como Stephen King escreve tão rápido

‘Game of Thrones’: HBO revela quem é o pai de Jon Snow

Produtores de ‘Game of Thrones’ ficaram chocados com três revelações do autor

‘Game of Thrones’ fecha temporada com sangue e recorde

A lentidão não é novidade para o escritor. Ele terminou os três primeiros volumes da série de forma relativamente rápida, mas, em seguida, levou cinco anos para escrever o quarto livro (O Festim dos Corvos) e quase seis para escrever o quinto (Dança com Dragões). O estilo de Martin também mudou nesse tempo. Os três primeiros livros eram thrillers tensos e acelerados, mas, a partir do quarto, o ritmo da história principal pisa notavelmente no freio. Martin adiciona uma infinidade de personagens e subtramas à saga, e parece ficar mais interessado em explorar temas mais complexos como a dificuldade de governar e as consequências da guerra.

Porém, para acalmar os fãs, Martin já liberou alguns capítulos do novo livro na internet. No total foram apresentados sete trechos completos, envolvendo diversos personagens, como Arya, Sansa, Theon, Tyrion, e até Arianne Martell, que não está na adapatação para a TV. Outras quatro partes ele leu em eventos pelo mundo, mas não divulgou os textos online. O escritor não indicou em qual ordem estes capítulos aparecerão no novo livro, nem o número total de episódios que ele terá. Os livros de Martin, vale lembrar, são caudalosos.

LEIA TAMBÉM:

George R.R. Martin divulga capítulo do novo livro ‘Winds of Winter’

George R. R. Martin publica capítulo de seu próximo livro

Com o atraso do escritor, a HBO se viu obrigada a produzir os novos episódios, em especial a sexta temporada, sem a fonte original da literatura, mas com a consultoria do autor, que explicou alguns pontos cruciais e chocantes da trama. O escritor afirma que a série não vai estragar a surpresa dos livros, pois algumas partes da história mostrada na televisão serão bem diferentes nos livros, uma vez que a série matou alguns personagens que ainda estão vivos na literatura, como Stannis Baratheon, e ignorou outros como Lady Coração de Pedra e Arianne Martell. Mesmo momentos importantes da sexta temporada, como a revelação do nome de Hodor, o escritor já explicou que serão diferentes na escrita.

Os fãs precisam esperar, portanto, o escritor tomar uma decisão de quando concluirá o novo trabalho para conferir se os acontecimentos da sexta temporada, que foi muito bem recebida pelos fãs, vão se repetir no livro The Winds of Winter, ou descobrir quais as reviravoltas George R.R. Martin cozinha há tantos anos dentro da sua cabeça.