Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Trapaça’ se destaca no Globo de Ouro e ruma ao Oscar

Longa com Jennifer Lawrence, Amy Adams e Bradley Cooper vence em três categorias e fica um passo à frente na corrida pelo principal prêmio do cinema

Em uma noite de competições acirradas, o filme Trapaça, do diretor David O. Russell, conquistou três prêmios no Globo de Ouro e despontou como um nome relevante para o Oscar 2014, que revelará seus indicados no próxima quinta-feira, dia 16.

Apesar de ser o favorito em diversas das categorias em que estava indicado, Trapaça ainda era ofuscado pelo peso do drama de 12 Anos de Escravidão e pela superprodução Gravidade, filmes que não concorriam com ele por causa da divisão entre drama e comédia na premiação, mas que estarão reunidos na cerimônia da Academia de Hollywood.

Leia mais:

Confira como foi a cerimônia do Globo de Ouro 2014

Logo no início da festa, Jennifer Lawrence levou o primeiro prêmio da noite por Trapaça, na categoria de melhor atriz coadjuvante. A nova queridinha do cinema também foi reconhecida no Globo de Ouro do ano passado, como melhor atriz, em outra feliz parceria com David O. Russell, no longa O Lado Bom da Vida. Se os ventos continuarem a soprar a favor da jovem, ela pode conquistar mais uma estatueta no Oscar deste ano, dessa vez na categoria de coadjuvante.

O longa com Jennifer ainda levou para casa os prêmios de melhor filme cômico ou musical e melhor atriz em filme cômico ou musical, para Amy Adams. O quadro é bem parecido com o histórico de O Artista, em 2012, que também ganhou na categoria de filme cômico e consagrou seu protagonista Jean Dujardin como melhor ator em comédia ou musical. Mais tarde, a produção francesa levou cinco Oscars, entre eles o de melhor filme do ano.

Apesar de 12 Anos de Escravidão ter sido eleito como melhor filme dramático, categoria considerada a mais importante da noite, o longa de Steve McQueen ficou apagado no restante da cerimônia, que não viu a consagração de nenhum de seus atores indicados nem de seu realizador. Resultado semelhante ao da superprodução Gravidade, que ganhou apenas em uma categoria, contudo importante, a de melhor diretor. Foi o primeiro Globo de Ouro da carreira do mexicano Alfonso Cuáron. Prêmio demorado e mais que merecido.

Leia também:

Os principais momentos do Globo de Ouro 2014

‘Gravidade’ lidera indicações ao Bafta

Atuações – Enquanto as mulheres de Trapaça dominaram as categorias de atuação, os homens de Clube de Compras Dallas, Matthew McConaughey e Jared Leto conquistaram cada um seu primeiro Globo de Ouro como melhor ator em filme dramático e melhor ator coadjuvante, respectivamente.

O longa sobre um machão com aids que precisa da amizade de um travesti para comercializar remédios faz parte da virada na carreira dos dois artistas, antes conhecidos por papeis menores ou irrelevantes. Ao que tudo indica, Leto e McConaughey podem conquistar, cada um, suas primeiras indicações ao Oscar.

Cate Blanchett, por Blue Jasmine, e Leonardo Dicaprio, por O Lobo de Wall Street, completaram o quadro de categorias de atuações, e levaram os prêmios de melhor atriz em filme dramático e melhor ator em filme cômico ou musical.

Séries de TV – Após sete indicações ao Globo de Ouro ao longo da história, Breaking Bad pode, finalmente, descansar em paz. A série, que chegou ao fim ano passado após sua quinta temporada, viu a justiça ser feita: se consagrou como melhor série dramática e deu a Bryan Cranston o merecido prêmio de melhor ator dramático na TV.

Entre as comédias, a estreante Brooklyn Nine-Nine surpreendeu e tirou das mãos das veteranas Girls, Parks and Recreation,The Big Bang Theory e Modern Family o prêmio de melhor série cômica. O protagonista Andy Samberg também correu por fora e deixou para trás o perigoso Jim Parsons, o Sheldon de The Big Bang Theory, e o favorito Michael J. Fox, da série The Michael J. Fox Show, e levou para casa o troféu de melhor ator em série cômica.

Contudo, quem roubou a cena foi a atriz e apresentadora da noite Amy Poehler que, ao levar o prêmio de melhor atriz em série cômica, por Parks and Recreation, aproveitou para lascar um beijo na boca de Bono Vox. O vocalista do U2 até tentou fugir das garras da loira, mas não conseguiu.

ENQUETES:

Qual atriz desfilou o melhor vestido do Globo de Ouro?

Qual atriz errou no look do Globo de Ouro?

O telefilme Minha Vida com Liberace, de Steven Soderbergh, aumentou sua credibilidade ao adicionar dois Globos de Ouro ao seu já premiado currículo. A cinebiografia do pianista Liberace levou o troféu de melhor filme para TV ou minissérie e de melhor ator na categoria para Michael Douglas, que compareceu sozinho à cerimônia, reforçando a notícia sobre o fim do seu casamento com a atriz Catherine Zeta-Jones.

Confira abaixo a lista completa de vencedores da 71ª edição do Globo de Ouro:

Melhor filme dramático12 Anos de Escravidão

Melhor filme cômico ou musicalTrapaça

Melhor ator em filme dramático – Matthew McConaughey, Clube de Compras Dallas

Melhor atriz em filme dramático – Cate Blanchett, Blue Jasmine

Melhor diretor – Alfonso Cuarón, Gravidade

Melhor roteiro – Spike Jonze, Ela

Melhor atriz em filme cômico ou musical – Amy Adams, Trapaça

Melhor ator em filme cômico ou musical – Leonardo Dicaprio, O Lobo de Wall Street

Melhor filme de animaçãoFrozen: Uma Aventura Congelante

Melhor filme em língua estrangeiraA Grande Beleza (Itália)

Melhor atriz coadjuvante – Jennifer Lawrence, Trapaça

Melhor ator coadjuvante – Jared Leto, Clube de Compras Dallas

Melhor trilha sonoraAll Is Lost – Alex Ebert

Melhor canção original – U2, Ordinary Love, Mandela: Long Walk to Freedom

Melhor série dramáticaBreaking Bad

Melhor atriz em série dramática – Robin Wright, House of Cards

Melhor ator em série dramática – Bryan Cranston, Breaking Bad

Melhor série cômicaBrooklyn Nine-Nine

Melhor atriz em série cômica – Amy Poehler, Parks and Recreation

Melhor ator em série cômica – Andy Samberg, Brooklyn Nine-Nine

Melhor filme para TV ou minissérieMinha Vida com Liberace

Melhor atriz em filme para TV ou minissérie – Elisabeth Moss, Top of the Lake

Melhor ator em filme para TV ou minissérie – Michael Douglas, Minha Vida com Liberace

Melhor atriz coadjuvante em filme para TV, série ou minissérie – Jacqueline Bisset, Dancing on the Edge

Melhor ator coadjuvante em filme para TV, série ou minissérie – Jon Voight, Ray Donovan