Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tirem as crianças da sala: ONG alerta para o perigo de Miley Cyrus no VMA

Instituição formada por pais afirma que a premiação será 'profana' e que deveria receber uma classificação indicativa alta

O Video Music Awards (VMA), premiação musical da MTV americana, costuma ser palco de controvérsias. Neste ano, porém, elas começaram mais cedo do que o normal. Além das alfinetadas entre Nicki Minaj, Taylor Swift e Katy Perry no Twitter, sobre as indicações ao prêmio, o VMA entrou novamente na mira do Conselho de Pais pela Televisão dos Estados Unidos (Parents Television Council), uma organização não-governamental voltada para a análise e controle do que é veiculado pela TV do país. Segundo os pais americanos, a escolha de Miley Cyrus como apresentadora da premiação demonstra que a atração será inapropriada para crianças.

Leia também:

VMA: Taylor Swift lidera indicações, e Nicki Minaj não se conforma

Taylor Swift responde alfinetada de Nicki Minaj sobre o VMA

Miley Cyrus diz que queria ‘fazer história’ no VMA

“Escolher Miley Cyrus como apresentadora do Video Music Awards mostra claramente as intenções da MTV sobre o tipo de programa que será exibido”, diz um comunicado assinado pelo presidente da ONG, Tim Winter, reproduzido no site Entertainment Weekly. “Se a MTV não pode garantir que a atração será adequada para crianças, então o canal precisa de uma classificação indicativa. Assumir uma idade adequada é uma mensagem expressa para os pais e patrocinadores de que o programa vai conter material explicito.”

O comunicado também afirma que o envolvimento de Miley fará a premiação ser “profana”. “Não será adequado para crianças assistirem”, diz o presidente. “Para os pais de adolescentes, a mensagem veiculada há dois anos foi claramente inapropriada para menores de 14 anos.” O texto relembra as atitudes de Miley em 2013, quando ela fez a provocativa apresentação no palco da premiação, na época, uma prova de que ela teria crescido de estrela da Disney para uma cantora adulta.

A cerimônia deste ano acontece no dia 30 de agosto, em Los Angeles.