Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tim Burton decidirá vencedores de concurso de arte no Brasil

Cineasta será tema de exposição no MIS, em São Paulo, e participará de evento com fãs

O cineasta Tim Burton confirmou recentemente que estará no Brasil para participar da exposição dedicada a ele no Museu da Imagem e Som (MIS). Ele não estará na pré-estreia (nesta quarta-feira, dia 3) ou na noite de abertura (4), mas estará na mostra, na semana seguinte, dias 10, que representará uma nova noite de abertura com a presença do diretor de 57 anos. No dia seguinte, ele participará de sessão de cinema com filme dele escolhido pelos fãs em enquete no site do MIS e baterá papo com o público.

Burton também será jurado de ação promovida pelo museu, na qual os fãs do cineasta foram encorajados a enviar vídeos de um minuto de duração ou desenhos inspirados na arte do americano. O MIS recebeu 700 inscrições, escolheu dez de cada (vídeo e ilustração) e o próprio diretor decidirá o vencedor em cada categoria e anunciará o vencedor na quinta, 11, no encontro com fãs.

Leia também:

Tim Burton fará encontro com fãs em São Paulo

Tim Burton vai dirigir nova versão de ‘Dumbo’, clássico da Disney

A expectativa é que a exposição O Mundo de Tim Burton se torne a segunda mostra mais visitada do museu pop, possivelmente atraindo 140.000 visitantes até 15 de maio – a campeã é a mostra dedicada ao programa Castelo Rá-Tim-Bum e seus 410.000 visitantes em sete meses.

A exibição iniciou a turnê pelo mundo em Nova York, no MoMa, em 2009, rodou Melbourne, Toronto, Los Angeles, Paris e Seul. Voltou em 2012, rodou por Praga, Tóquio, Osaka e Brühl (Alemanha) até a chegada ao Brasil. Cerca de 300 pessoas trabalham na montagem física de O Mundo de Tim Burton no MIS desde 11 de janeiro.

Serão 500 peças que acompanham a trajetória do cineasta, desde sua infância, até filmes consagrados como Os Fantasmas Se Divertem (1989), Edward Mãos de Tesoura (1992), O Estranho Mundo de Jack (1993), Peixe Grande (2003), Sweeney Todd (2010) e Alice no País das Maravilhas (2010), entre outros.

(Da redação com Estadão Conteúdo)