Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tia de Angelina Jolie morre de câncer de mama

Debbie Martin era irmã da mãe da atriz, que fez uma mastectomia preventiva. Ela estava internada devido à evolução do tumor que acometeu um de seus seios

Duas semanas depois da atriz Angelina Jolie comunicar o mundo de sua decisão de extirpar as mamas em um procedimento preventino contra o câncer de mama, uma tia da atriz, Debbie Martin, morreu neste domingo aos 61 anos por causa da doença. Irmã da mãe de Jolie, Debbie Martin estava internada em coma na cidade de Escondido, na Califórnia, devido à evolução do tumor que acometeu um de seus seios. “Ela sofreu uma convulsão e a levamos ao hospital. Já não há o que fazer, os médicos desligaram os aparelhos e estamos ao seu lado”, disse o marido de Debbie, Ronald Martin, ao site Radar Online.

“Angelina esteve em contato durante a semana e o irmão dela, Jamie, esteve conosco dando seu apoio dia após dia”, afirmou Martin ao site E! News. Segundo ele, Angelina amava muito a tia e, apesar de não poder estar com ela nos momentos finais, domonstrou à distância todo seu amor e apoio.

A mãe de Angelina, Marcheline Bertrand, morreu aos 56 anos também vítima de um tumor, que atacou os ovários. No artigo publicado no jornal The New York Times, em que tornou pública a decisão de retirar os dois seios, a mulher de Brad Pitt contou ser portadora do gene BRCA1, mutação que aumenta as probabilidades de desenvolver câncer de mama e ovários.

Leia mais:

Tire suas dúvidas sobre o câncer de mama

A tia Debbie teria sido foi uma das principais incentivadoras para ela decidir pela dupla mastectomia preventiva.

No artigo intitulado Minha Escolha Médica, Angelina explica que tornou seu caso público para incentivar outras mulheres na mesma condição a buscarem o tratamento. “Espero que vocês saibam que existem opções”, disse ela. Segundo Angelina, após a cirurgia preventiva seu risco de desenvolver um câncer de mama caiu para 5%. “Sinto-me fortalecida por ter tomado uma decisão, e convicta que de forma alguma isso diminui a minha feminilidade.”