Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘The Crown’: produtora se desculpa por controvérsia sobre salário

Claire Foy recebeu menos para interpretar a rainha do que Matt Smith, que viveu o príncipe Philip na série da Netflix

A produtora Left Bank Pictures, responsável por The Crown, da Netflix, divulgou nesta terça-feira um pedido de desculpas aos atores Claire Foy e Matt Smith pela controvérsia em torno da diferença entre seus salários. Na semana passada, durante um evento em Jerusalém, uma das produtoras da série afirmou que a atriz, que interpretou a rainha Elizabeth II, recebeu menos do que seu colega de elenco, que viveu o príncipe Philip no seriado.

“Nós queremos pedir desculpas para Claire Foy e Matt Smith, atores brilhantes e amigos, que se viram no centro de um turbilhão midiático nesta semana sem terem culpa”, disse a empresa. “Nós da Left Bank Pictures somos responsáveis por orçamentos e salários; os atores não estão cientes de quem ganha o que, e não podem ser pessoalmente responsabilizados pelo pagamento de seus colegas.”

Após a divulgação da história, um abaixo-assinado na internet pediu que Matt Smith doasse a diferença de seu salário para o Time’s Up, movimento contra assédio e abuso sexual que nasceu a partir da iniciativa de atrizes de Hollywood. Nem Smith e nem Claire se pronunciaram sobre a diferença de pagamento.

Os produtores disseram estar “absolutamente unidos à luta por pagamento justo” e por um balanceamento do tratamento de mulheres na indústria. Eles disseram estar dispostos a conversar com a ramificação britânica do Time’s Up.

Durante um evento sobre televisão na semana passada, a produtora Suzanne Mackie explicou que a diferença entre os salários se deu porque Smith já era mais conhecido do que Claire antes de The Crown – o ator interpretou o protagonista da aclamada série Doctor Who entre 2010 e 2013. Suzanne afirmou que essa disparidade não deve mais acontecer. “A partir de agora, ninguém ganha mais do que a rainha”, disse.

Claire e Smith deram vida ao casal real por duas temporadas e serão substituídos daqui para a frente. Olivia Colman já foi anunciada como a próxima rainha, mas ainda não foi divulgado o nome do ator que interpretará Philip.

Claire venceu um Globo de Ouro e dois prêmios do Sindicato dos Atores por sua atuação como a monarca britânica.

(Com Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. João Mauricio C. S. Manno

    Neste caso especifico a diferença de salario se deu pelo ator já ter uma bagagem e conhecimento do público maior que a atriz justificando a diferença salarial. A mesma poderia pelo bom desempenho e protagonismo da atriz ter sido reduzida ou os salários equiparados na 2a temporada.

    Curtir

  2. Além de tudo um ator mal escolhido. Onde já se viu um cara, que seria bem novinho, ter tanta ruga na testa?

    Curtir