Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Terceira sinfonia de Beethoven é eleita a melhor da história

Obra, escrita há mais de 200 anos, liderou lista formada após votos de 151 maestros

A BBC Music Magazine, revista britânica sobre música da rede inglesa BBC, organizou uma votação para eleger as vinte melhores sinfonias da história. O projeto contou com o voto de 151 maestros ao redor do mundo e elegeu como a melhor de todas a Eroica, a terceira sinfonia do austríaco Ludwig van Beethoven.

LEIA TAMBÉM:
‘Beethoven japonês’ confessa que não compôs coisa alguma
Partitura de Mozart é descoberta por acaso numa associação de caridade
Partitura original de ‘Lá Vem a Noiva’ está à venda por R$ 13 milhões

Além de encabeçar a lista das melhores, o compositor também dominou o restante das posições. Em segundo lugar, ficou outra obra do artista, sua nona sinfonia, chamada Coral. A famosa quinta sinfonia do austríaco, conhecida pelo seu início marcante, ficou em décimo primeiro lugar.

O editor da revista, Oliver Condy, disse ao jornal britânico The Guardian que não foi uma surpresa o domínio de Beethoven. “Já faz mais de 200 anos desde que a terceira sinfonia de Beethoven foi escrita e os votos mostram que ela não foi superada em todos esses anos, um sinal de que ele é um gênio absoluto”, disse.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Beethoven era alemão e não austríaco. Nasceu em Bonn em 17 de dezembro de 1770. Morreu em 26 de março de 1827 em Viena onde passou a maior parte da sua vida.

    Curtir