Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Susana Vieira estreia em ‘Lara com Z’, seriado com personagem que viveu em ‘Cinquentinha’

Série produzida sob medida para a atriz terá 14 episódios e ocupará as noites de quinta-feira na Globo, depois de 'A Grande Família'

“A Susana e a Lara são avós e amam seus netos. E só isso que temos em comum. Lara é um personagem e não foi baseada em fatos reais”

Susana Vieira já interpretou mais de 50 papéis em seus 40 anos de Rede Globo. Agora, pela primeira vez, em Lara com Z, a atriz de 68 anos vai repetir uma personagem. A partir de quinta-feira, Susana incorpora novamente a diva Lara Romero, criada por Aguinaldo Silva e sucesso de público em Cinquentinha, de 2009.

Lara é uma famosa atriz de televisão, bem-sucedida nos relacionamentos amorosos e nos negócios. Para os fãs, uma semelhança com a trajetória pessoal de Susana. Para a atriz, mera coincidência. “A Susana e a Lara são avós e amam seus netos. E só isso que temos em comum. Lara é um personagem e não foi baseada em fatos reais”, grifa Susana.

Interpretar uma atriz deve ser mais fácil, certo? Errado. As semelhanças não facilitam em nada a construção da personagem, diz Susana. “Gosto de ser dirigida. Faço questão que o meu personagem seja construído pelo autor e pelo diretor, não por mim. Não procuro nada que me facilite. Muito pelo contrário, gosto de desafios”, afirma.

Depois da intensa batalha em Cinquentinha para ficar com os negócios do viúvo, Lara Romero decidiu captar dinheiro para fazer um filme. A verba acabou tomando outro rumo e a atriz comprou um teatro e se deu de presente uma montagem monumental de ‘Macbeth’. Na noite da estreia, um fiscal do governo manda fechar o teatro e entrega uma intimação a Lara a ameaçando de prisão. Em desespero, a atriz ameaça se jogar do alto do teatro. Tudo, claro, não passa de encenação.

O autor aproveita a comédia para fazer uma crítica às leis de incentivo e a um vício na forma como artistas tentam financiar seus projetos. “A Lara pega o dinheiro que era captado um filme para fazer um teatro. Não sei qual é o pecado disso. Mas como não faço a menor idéia de como funciona esta Lei no Brasil e nunca precisei usar estas leis de incentivo, não vou me meter”, alfineta a atriz.

Particularmente no caso de Susana Vieira, conseguir trabalhar não é um problema. Na televisão, ela não tem do que se queixar. Além de acabar de ganhar um programa “só seu”, recebe elogios do autor. Aguinaldo Silva reconhece que há tempos queria homenagear a atriz, escrevendo um seriado no qual ela fosse a protagonista absoluta. Aguinaldo, no entanto, ressalta que não se trata de um presente para a amiga, mas o reconhecimento à mais popular de suas “cinquentinhas”.

Apesar do sucesso e do prestígio de poder voltar à tela com um personagem consagrado, Susana ressalta que prefere viver de papéis novos. “Papéis antigos só no ‘Vale a Pena Ver de Novo’ ou no Canal Viva”, diverte-se

Com direção de núcleo de Wolf Maya, e direção de Cláudio Boeckel e Emerson Muzeli, Lara com Z vai ao ar depois de ‘A Grande Família’. O seriado terá 14 episódios.