Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Susan Boyle revela ter síndrome de Asperger : “Agora entendo o que estava errado”

A cantora escocesa Susan Boyle, que ganhou fama em 2009 após participar do programa de calouros Britain’s Got Talent, revelou sofrer de síndrome de Asperger, uma forma branda de autismo.

Em entrevista publicada neste domingo no site do jornal The Observer, Susan, de 52 anos, diz que recebeu o diagnóstico há um ano. “Agora entendo melhor o que estava errado e me sinto aliviada e um pouco mais relaxada comigo mesma’, disse ela.

Saúde: Entenda o autismo e a síndrome de Asperger

Na infância de Susan, ela recebeu um diagnóstico de dano cerebral acarretado por complicações no parto. “Foi um diagnóstico incorreto. Eu sempre soube que era um rótulo injusto”, diz ela.

A carreira iniciada por Susan em 2009 foi atrapalhada em algumas ocasiões por um comportamento volátil e explosivo.

A síndrome de Asperger afeta a interação social, e os que sofrem da doença têm problemas de comunicação.

Ao explicar sua visita ao médico no ano passado, a cantora disse: “Fui procurar o diagnóstico de um especialista escocês. Ninguém me disse que o fazer. Pensei que tinha uma doença mais séria, pois não me comportava bem.”

Durante sua visita ao especialista, Susan foi submetida a uma série de exames simples, que mostraram, além da doença, que seu coeficiente intelectual está acima do nível médio, fato que não tem relação com a síndrome de Asperger.

A cantora diz que o novo diagnóstico não mudará sua vida, mas talvez desperte maior simpatia em relação a ela: “As pessoas terão uma compreensão melhor de quem sou e do motivo por que faço certas coisas.”

(Com agência EFE)