Steven Soderbergh prepara filme sobre os Panama Papers

Por Da Redação - 7 jul 2016, 08h57

O cineasta americano Steven Soderbergh prepara um filme sobre o vazamento de informações detalhadas de mais de 214 000 empresas de paraísos fiscais offshore que ficou conhecido como Panama Papers. Soderbergh vai produzir e provavelmente dirigir o longa.

LEIA TAMBÉM:

Escândalo: ‘Panama Papers’ abalam governos e países decidem investigar

Saiba quem são os políticos brasileiros citados nos ‘Panama Papers’

Publicidade

Lava Jato investiga empresa envolvida nos Panama Papers

O roteiro da produção, ainda sem título, deve ficar a cargo de Scott Z. Burns, habitual colaborador de Soderbergh, que já trabalhou com o diretor em O Desinformante (2009), Contágio (2011) e Terapia de Risco (2013). O texto de Burns se baseará no livro que o jornalista Jake Bernstein está escrevendo.

Através dos chamados Panama Papers, o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês), com sede em Washington, revelou em abril 11,5 milhões de documentos de quase quatro décadas do escritório panamenho Mossack Fonseca, especializado na gestão de capitais e patrimônios. A nova fase da Lava Jato investiga a empresa.

Os papéis incluíam informação de mais de 214.000 empresas offshore em mais de 200 países e a eles tiveram acesso vários veículos de comunicação no mundo todo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM:

Diretor de cinema Steven Soderbergh anuncia aposentadoria

Steven Soderbergh, um diretor que pretende recomeçar do zero

Steven Soderbergh despe os saradões de Hollywood em ‘Magic Mike’

Publicidade

Primeiras fotos de ‘The Knick’, nova série de Steven Soderbergh

O escândalo afetou mais de 140 políticos e altos funcionários de todo o mundo, entre eles vários chefes ou ex-chefes de Estado e de governo ou seus parentes, assim como celebridades do mundo do espetáculo.

(Com agência EFE)

Publicidade