Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Site reúne relatos de grandes nomes da TV americana

Por Da Redação - 16 set 2009, 09h42

Imagine a oportunidade de saber como surgiram grandes produções da TV americana com um simples clique do mouse. Isso agora é possível graças ao EmmyTVLegends.org, criado pela Fundação da Academia de Artes e Ciências da Televisão e inaugurado nesta semana. O site traz uma série de entrevistas com atores, diretores, roteiristas e outros profissionais envolvidos em importantes produções americanas, entre elas Os Simpsons e Vila Sésamo.

Segundo reportagem da agência de notícias Associated Press, voluntários gravaram cerca de 600 entrevistas ao longo de mais de uma década. Por enquanto, porém, só foi postado um terço desse material. “Há muita informação em como se filmar algo ou como dirigir ou escrever”, explicou Karen L. Herman, diretora do arquivo. “Essas coisas não mudam. A tecnologia pode mudar, mas não o processo”.

Entre os nomes que contribuíram para o acervo, estão o do produtor e roteirista James L. Brooks, responsável por seriados como Os Simpsons e Mary Tyler Moore Show � cuja estrela principal também dá sua versão dos bastidores da série. Em cerca de cinco horas de entrevista, Brooks fala, por exemplo, de sua transição do ramo de documentários para roteirista de comédias.

O site traz ainda declarações do animador Joseph Barbera, cuja parceria com William Hanna rendeu sucessos como Tom e Jerry, Os Smurfs, Os Flinstones e Os Jetsons. Michael J. Fox, astro da trilogia De Volta para o Futuro, também fala sobre o início de sua carreira no Canadá e seus primeiros papéis conquistados na TV americana. Ao total, foram feitas mais de 2.000 horas de entrevistas, que são adicionadas ao site diariamente.

Publicidade