Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Site americano satiriza favela ao narrar visita de Lady Gaga

Comentaristas do ‘TMZ’ riem da baixa expectativa de vida e do baixo poder de consumo de pessoas que moram nas áreas mais pobres do país

O site americano TMZ poderia ironizar o marketing social da cantora Lady Gaga, que aproveitou a sua vinda ao Brasil para fazer uma visita ao Cantagalo, no Rio de Janeiro, e subiu o morro escoltada por cinquenta policiais. O site, no entanto, preferiu ridicularizar a situação dos moradores da favela, rindo da sua baixa escolaridade e do seu baixo poder de compra. “Ela é tão rica e sua visita é provavelmente a coisa mais legal que já aconteceu na vida dessas crianças”, diz um comentarista em vídeo publicado no site e no seu canal no Youtube.

LEIA TAMBÉM:

Lady Gaga, a menina de NY disposta a tudo pela fama

Em SP, Lady Gaga tem recepção mais fria do que no Rio

Visão depreciativa é o que não falta. Logo no início do vídeo, um outro repórter avisa: “Lady Gaga está no Brasil, que obviamente tem áreas muito pobres”. Na segunda metade do vídeo, um repórter procura imaginar como a visita de Gaga ficará marcada na memória dos moradores da favela que a cantora visitou, na semana passada. “Eu não me lembro, porque todos os meus amigos morreram depois disso”, ironiza uma repórter, fazendo as vezes de moradora do Cantagalo. “Eu adoraria ter um Instagram para registrar”, brinca depois o primeiro repórter.

A legenda do vídeo no Youtube também não perdoa as crianças do Cantagalo. Nem o país. “Lady Gaga visitou as favelas do Brasil, onde seus fãs ficaram enlouquecidos… ao menos até lembrar que moram nas FAVELAS DO BRASIL.”

Fãs da cantora ficaram revoltados com o TMZ. “Uau. Isso faz os Estados Unidos parecerem insensíveis. Duvido que um desses repórteres possa falar da vida difícil que têm essas crianças das favelas. Bom trabalho, Lady Gaga, vá em frente”, diz um comentário, postado na página do vídeo no Youtube. “Isso é seriamente racista”, escreve outro. “Quando as pessoas fazem piadas tristes sobre o furacão Sandy, os americanos se perguntam por quê. Bem, esse vídeo pode ser uma resposta”, diz um terceiro comentário.

Aparentemente, Lady Gaga não concorda com as opiniões dos conterrâneos. A cantora se emocionou durante a apresentação no Rio de Janeiro, quando disse que nunca tinha visto pessoas tão felizes quanto nas favelas. Depois do show, ela tatuou a palavra “Rio” na nuca, com caligrafias de três fãs da cidade.

Blog GPS: Lady Gaga, essa metamorfose ambulante