Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Seul terá estátua em homenagem ao hit ‘Gangnam Style’

A cidade de Seul terá uma estátua para homenagear o sucesso da música Gangnam Style, canção que contribuiu para aumentar a popularidade da capital sul-coreana no mundo todo nos últimos três anos. A estátua ficará na porta do centro comercial e de convenções Coex, situado no seleto distrito de Gangnam, ao qual a popular canção composta pelo cantor Psy faz referência.

LEIA TAMBÉM:

Psy – lembra? – prepara 1º disco após ‘Gangnam Style’

Psy canta ‘Gangnam Style’ em cima do trio elétrico e grita ‘Sai do chão’

Psy diz que bebida alcoólica é sua ‘melhor amiga’ ​

O escritório do distrito explicou que planeja instalar a estátua antes do final do ano e que espera que ela, além de homenagear a canção, se transforme em um símbolo da cidade em nível global – logo, uma atração turística.

Lançado em julho de 2012, o vídeo Gangnam Style se tornou em apenas cinco meses o primeiro a atingir 1 bilhão de visualizações no YouTube. Hoje, ele continua sendo, com mais de 2,445 bilhões de visualizações, o mais visto do portal e, por isso, ostenta um recorde no Guinness, o livro dos recordes.

Gangnam Style

Psy canta e dança de modo ridículo. Uma crítica ao pop? É possível, mas agora ele é tão pop quanto os que possivelmente critica.

Latino

O cantor Latino tentou surfar na onda do hit de Psy e transformou Gangnam Style num hino à pegação. “Eu tô chapado/tô muito louco/ e a ressaca/vai me matar?” diz o refrão de Despedida de Solteiro. A música sugere aos baladeiros “laçar, puxar, beijar” suas “presas” na festa. 

Ellen e Britney a bailar

Fenômeno na internet, Psy foi convidado a ensinar Ellen DeGeneres e Britney Spears a dançar. Ellen parece ter treinado em casa — ou foi a calça e os tênis que ajudaram. Só esse vídeo já passou dos 20 milhões de cliques.

Psy – Ecce Homo

Nem a Velhinha de Borja e sua “obra” escaparam ao meme de Psy. Aqui, o sul-coreano dança com o rosto deformado pela octogenária Cecília Gimenez, da Espanha.

Psy Carly

Outro fenômeno recente do Youtube, a música Call me Maybe, da canadense Carly Rae Jepsen, foi misturada à de Psy num mashup muito bem feito. Clique e ouça.

Gangnam Style

No vídeo que deu origem a todos os outros, Psy zomba a elite emergente do distrito de Gangnam, em Seoul.

Ai Weiwei Style

O artista plástico e ativista chinês Ai Weiwei também entrou na onda e fez sua paródia de Gangnam Style. Os passos de dança desengonçados ficam ainda mais bizarros com a inserção de algemas na coreografia, uma clara referência de Weiwei à censura que sofre em seu próprio país. 

Ban Ki-moon

O secretário-geral da ONU Ban Ki-moon recebeu a visita do rapper Psy e, após muita insistência, aderiu à coreografia do cavalo. 

Latino

O cantor Latino tentou surfar na onda do hit de Psy e transformou Gangnam Style num hino à pegação. “Eu tô chapado/tô muito louco/ e a ressaca/vai me matar?” diz o refrão de Despedida de Solteiro. A música sugere aos baladeiros “laçar, puxar, beijar” suas “presas” na festa. 

Ellen DeGeneres

No último dia 10, a apresentadora Ellen DeGeneres recebeu Psy em seu programa com um propósito: ensinar Britney Spears a dançar Gangnam Style. Não funcionou muito bem, mas a aparição do sul-coreano na televisão americana ajudou a popularizar ainda mais o seu vídeo. Na mesma semana, a música apareceu em outros programas famosos dos Estados Unidos, como o Saturday Night Live e o Today Show.

Chaves

Uma compilação de dancinhas feitas por Chaves, Chiquinha, Quico, Nhonho, Seu Madruga, Dona Florinda e Professor Girafales, entre outros personagens do seriado mexicano exibido no país pelo SBT, deu origem a uma das paródias mais engraçadas de Gangnam Style.

Hitler

Embora já meio batido, o vídeo em que Adolf Hitler (Bruno Ganz) faz um discurso inflamado no filme A Queda! As Últimas Horas de Hitler, de 2004, não para de ganhar paródias na rede. Gangnam Style não poderia deixar de ter a sua.

O pônei

Um animador asiático criou esse desenho hilário, em que um pônei imita o visual e a dança do amalucado Psy.

Marinheiros

Aqui, as dependências do quartel naval de Annapolis, no estado americano de Maryland, serviu de estúdio para que os marinheiros gravassem sua versão do clipe de Psy. Gravar vídeos espirituosos é uma das marcas da Academia Naval dos Estados Unidos.

O elevador

Aproveitando filmes com elevadores, um usuário do YouTube criou essa compilação divertida em que cenas de suspense e de ação ganham toques cômicos: quando a porta do elevador se abre, surge uma das sequências engraçadas do clipe de Psy.

(Com agência EFE)