Clique e assine a partir de 9,90/mês

Sete coisas sobre Lady Gaga, nomeada artista em ascensão pela Billboard

Por Da Redação - 1 out 2009, 16h21

Cabelos lisos platinados, cílios postiços, maquiagem pouco discreta e roupas mais do que extravagantes. Você provavelmente já viu, ouviu falar ou leu a respeito. Nomeada artista em ascensão pela Billboard, Lady Gaga é dona de uma série de prêmios – só do MTV Vídeo Music Awards 2009 ela tem três. Mais: segundo a Nielsen Soundscan, The Fame é o disco de estreia mais vendido do ano, com 1,44 milhão de cópias só nos Estados Unidos. Entenda, enfim, quem é Lady Gaga e o que a transformou no mais novo fenômeno da indústria pop.

Lady Gaga

Lady Gaga

Tabela
Tabela
Nome: Stefani Joanne Germanotta

Idade: 23 anos

Nacionalidade: americana

Continua após a publicidade

Número de álbuns: 1 (The Fame)

Gravadora: Streamline/Interscope Records

Site oficial: www.ladygaga.com

Canal no YouTube:

Continua após a publicidade

youtube.com/user/ladygagaofficial

1. É ele ou ela?

Já correram boatos na internet de que Lady Gaga seria hermafrodita – em um vídeo, ela aparece com um volume suspeito sob o vestido. A própria artista chegou a brincar com a informação, dizendo ter tanto a genitália masculina como a feminina.

2. O que ela faz

Continua após a publicidade

“Não é apenas música”, disse Lady Gaga em entrevista ao Times, que, por sua vez, a qualifica como uma “abordagem multimídia da arte”. “Trata-se de performance, atitude, aparência”, completa a artista.

GETTY3. A velocidade da fama

O sucesso não é repentino. Educada no piano clássico desde os quatro anos de idade, aos 14 ela já se apresentava na noite nova-iorquina. Aos 17, ingressou na Tisch School of the Arts e, anos depois, chegou a compor para Britney Spears e New Kids on The Block, entre outros.

4. Influências

Continua após a publicidade

Em sua página no MySpace, Lady Gaga diz que suas referências vão de Elvis Presley a The Killers, passando por David Bowie, Elton John e Queen, entre outros. O “Gaga” de seu nome, aliás, é uma referência à canção Radio Gaga, da banda de Fred Mercury. Ela também cita Andy Warhol como sua inspiração artística.

5. Princesa do pop

Para a revista Rolling Stone, Gaga é a nova “princesa do pop”; um “projeto de arte ambulante, mais conhecido por seu senso estético ultrajante do que por seus hits dance com sabor de anos 80”. Já o jornal Times carregou um pouco mais nas tintas ao sugerir que ela é nada menos que “o futuro do pop”.

6. Visual

Continua após a publicidade

Lady Gaga cria a maioria de seus figurinos, os quais são, nas palavras do New York Times, uma mescla de “glam, sexy Jetson, estroboscópica ambulante etc.”. A cantora possui ainda sua própria equipe de estilistas, a Haus of Gaga. Donatella Versace está entre suas musas do mundo fashion.

AP7. Uma “ameaça”

“Se as pessoas acham que Gaga passou dos limites e é decadente agora, temo por elas. Elas não têm ideia do que ainda está por vir”, ameaça a cantora. “Eu como, durmo, respiro e sangro cada centímetro do meu trabalho. Eu morreria se não pudesse ser uma artista”.

Publicidade