Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sessões dos Beatles no estúdio Abbey Road inspiram musical

Espetáculo estreia em 2016 e vai abordar período de gravação de discos como 'Revolver' e 'Sgt Pepper’s'

As históricas sessões de gravação dos Beatles nos estúdios londrinos de Abbey Road serão tema de um musical cômico no Royal Albert Hall de Londres, anunciaram nesta terça-feira os criadores da peça. Batizado de The Sessions at Abbey Road, o espetáculo será um documentário musical que, segundo o comunicado divulgado pelo produtor Stig Edgren, oferecerá ao público um “entretenimento fiel, respeitoso e autêntico” do modo de trabalho do grupo britânico. A estreia nos palcos do teatro está prevista para o dia 1º de abril de 2016.

O espetáculo reunirá 45 artistas, que vão recriar o processo criativo do grupo, que tinham o hábito de mudar com frequência o ritmo, as letras e os arranjos de suas composições durante as gravações. O texto será inspirado nas memórias de Geoff Emerick, engenheiro de som que trabalhou em inúmeros álbuns do quarteto. Emerick também é consultor artístico da peça, com o intuito de garantir autenticidade ao show.

Leia também:

Paul McCartney relembra morte de John Lennon: ‘Horrível’

Fotos descartadas de ‘Abbey Road’ são leiloadas por 715.000 reais

Ringo diz que era o mediador em brigas entre os Beatles

“Uma quantidade considerável de pesquisas foram realizadas. Queríamos ser o mais fiel possível ao processo original”, diz Jef Hanlon, produtor do musical. “Toda a orquestração, arranjos e vocais serão executados de maneira idêntica ao modo original e oito cantores devem recriar os diferentes registros vocais dos Beatles.” “Será um balé técnico, um fluxo constante de movimentos de atores e músicos”, diz o diretor Kim Gavin, cuja ambição é recriar a atmosfera das sessões em Abbey Road.

No palco do Royal Albert Hall, o estúdio 2 de Abbey Road será reproduzido em suas exatas dimensões (18×11,5 metros), com equipamentos da época. As paredes serão transparentes para permitir que a plateia veja os artistas e engenheiros de som em ação. Será abordado o período entre os anos de 1962 e 1969, quando foram produzidos discos como Revolver e o clássico Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Os ingressos serão colocados à venda a partir de sexta-feira, com preços entre 76 e 104 euros (cerca de 264 e 364 reais).

(Da redação com agência France-Presse)