Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Seria Banksy o músico Robert Del Naja? Teoria ganha força

Amigo do integrante da banda Massive Attack, que já era conhecido como grafiteiro, pode ter revelado o nome do famoso artista de rua

Por Da Redação - Atualizado em 23 jun 2017, 17h38 - Publicado em 23 jun 2017, 17h35

A identidade de Banksy pode ter sido finalmente revelada. Em uma conversa com a equipe do podcast inglês Distraction Pieces, o DJ e produtor musical Goldie se referiu a Banksy como “Rob” quando falava sobre grafite. O deslize deu força a uma teoria já antiga que afirma que o artista é Robert Del Naja, fundador da banda Massive Attack.

Goldie estava falando sobre a monetização do grafite quando comentou: “Me dê uma bubble letter (tipo de escrita usada em grafites), coloque em uma camiseta, escreva ‘Banksy’ e estamos feitos… Podemos vendê-la agora (…) Sem nenhum desrespeito a Rob, acho ele um artista brilhante. Eu acredito que ele virou o mundo da arte de ponta-cabeça”. Depois de falar o nome do artista, talvez percebendo o que havia acabado de dizer, o DJ fez uma pausa e logo mudou de assunto.

A escapulida, no entanto, aumentou uma suspeita antiga de que o artista de rua é na verdade Robert Del Naja, que além de músico, é conhecido por ser grafiteiro e possui o nome artístico de 3D. Goldie e Del Naja são amigos de longa data e trabalharam juntos durante os anos 1980.

As especulações de que Del Naja é Banksy começaram quando o público percebeu que as obras do artista de rua apareciam, muitas vezes, no período em que a banda Massive Attack fazia um show nas mesmas cidades. Além disso, Banksy escreveu o prefácio do livro de Del Naja, 3D and the Art of Massive Attack, lançado no ano passado, e o músico afirmava ser amigo do artista.

Publicidade
Grafite de Banksy, possivelmente Robert Del Naja, em Nova Orleans, nos Estados Unidos
Grafite de Banksy, em Nova Orleans, nos Estados Unidos Getty Images/VEJA/VEJA

 

Publicidade