Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Selena Gomez, acredite, é mais que a namorada de Justin Bieber

A cantora americana, de 19 anos, já completou 12 só de carreia e vem ao Brasil pela primeira vez para se apresentar no Rio de Janeiro (4) e em São Paulo (5)

Selena Gomez, 19 anos, pode ter ficado mais conhecida depois de começar a namorar a estrela do pop adolescente Justin Bieber, 17, mas, ao contrário do namorado, ela já conta com uma longa estrada no show bizz. Na ativa há 12 anos, Selena acumula as funções de atriz, cantora e ainda embaixadora da Unicef. Pela primeira vez no país para cantar – em sua primeira visita, no ano passado, ela apenas acompanhou o namorado -, Selena apresenta a turnê We Own The Night Tour neste sábado, no Rio de Janeiro (HSBC Arena), e domingo em São Paulo (Via Funchal).

Dos ídolos adolescentes mais conhecidos do mercado, Selena Gomez parece ser a que mais desperta emoções contraditórias nos fãs. Ao mesmo tempo em que arranca gritos e lágrimas, a moça é odiada por uma parcela ciumenta e fissurada em Justin Bieber, o príncipe encantado de muitas meninas mundo afora. Mas a aversão não se deve só a Bieber. Selena tem um histórico de namorados que ocupam as mentes adolescentes. A cantora já foi apontada como affair de Nick Jonas, do Jonas Brothers, e de Taylor Lautner, o lobisomem da saga Crepúsculo.

No campo profissional, a experiência de Selena vai mais longe do que a de qualquer um dos seus namorados famosos, com diversos filmes e trabalhos na televisão, além, é claro, da carreira musical. No entanto, perto do grande ego do jovem Bieber, ela parece modesta. Começando pelas suas referências musicais. Enquanto o cantor aspira ser tão grande quanto o rei do pop, Michael Jackson, Selena – que aliás faz um pop pouco diferente do que emerge todos os anos no cenário musical -, tem como modelo artistas como Britney Spears e Katy Perry, que estão apenas na linha de sucessão do trono do pop.

Início da carreira – Selena Gomez começou carreira como atriz, aos 7 anos, ao lado do dinossauro Barney, no programa infantil Barney & Amigos. Pouco marcante na sua trajetória, exceto pela amizade que construiu com a também atriz Demi Lovato, a participação na série acabou quando Selena se tornou velha demais – ela tinha 10 anos – para dançar ao lado do réptil roxo. Sorte dela. Em 2004, Selena foi chamada para compor a lista de candidatos a estrelas adolescentes da Disney Channel, formada pela amiga Demi Lovato, por Jonas Brothers, banda que lhe forneceu um namoradinho, e por Miley Cyrus, o maior nome do canal, com a série Hannah Montana.

Depois de atuar em algumas séries e filmes, como Pequenos Espiões: Game Over, Zack e Cody: Gêmeos em Ação e também em Hannah Montana, a menina ganhou um papel principal. Na pele da aprendiz de feiticeira Alex Russo, no programa Os Feiticeiros de Waverly Place, Selena conseguiu destaque. A partir daí, seguiu carreira de atriz em alguns filmes como Ramona e Beezus (2011) e Outro Conto da Nova Cinderela (2008), além daquele que levava o nome da série, de 2009.

Como típica cria da Disney, Selena começou a expandir seus braços para outros filões da indústria do entretenimento. Sua primeira experiência como cantora se deu com gravações de músicas para trilhas de programas do próprio canal, como a versão de Cruella de Vil, do filme 101 Dálmatas, e Everything Is Not What It Seems, música tema de sua série.

Em 2009, a alguns meses de fazer 18 anos, a cantora resolveu provar novos ares, mas não foi muito longe. Fechou contrato com a Hollywood Records, da própria Disney, e criou a banda Selena Gomez & The Scene. O grupo já lançou três álbums: Kiss & Tell (2009), A Year Without Rain (2010) e When the Sun Goes Down (2011), bases para o repertório dos shows deste fim de semana no Brasil. Algumas das principais canções são Love You Like a Love Song, A Year Without Rain e Who Says.

Selena também aproveitou a fama para lançar sua própria coleção de roupas, a Dream Out Loud, abrir uma produtora de filmes chamada July Moon Productions e planejar para breve o lançamento de uma fragrância com seu nome.