Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

6 passos para entender ‘Doutor Estranho’, a nova aposta da Marvel

Um rápido esquenta para conhecer o novo superpoderoso do universo Marvel no cinema

Os anos 1960 foram frutíferos para os quadrinhos da Marvel. Foi nesta época, respingando inspirações de momentos históricos, como a Guerra Fria, que nasceram alguns dos mais importantes heróis da casa, como Homem de Ferro, Incrível Hulk e o Homem-Aranha. É contemporâneo deste frutífero período da editora o personagem Doutor Estranho, ou Mago Supremo, para os íntimos. Diferente de boa parte do casting da Marvel, o herói criado por Stan Lee e pelo quadrinista Steve Ditko nasceu com o intuito de proteger a Terra de males ocultos e místicos, com que meros mutantes com garras afiadas ou bilionários em trajes robóticos não seriam capazes de lidar.

Com um humor elegante, capa vermelha e habilidades incomparáveis, Estranho fez sucesso nos quadrinhos, entrou para supertimes como os Defensores e os Vingadores, e agora faz sua entrada triunfal no universo cinematográfico da Marvel-Disney. Com Benedict Cumberbatch no papel principal e um orçamento estimado em 165 milhões de dólares, o filme chega aos cinemas nesta quarta-feira e promete ser um dos grandes blockbusters do ano.

Confira na lista abaixo seis elementos para conhecer Doutor Estranho:

 

1 – Estranho, Doutor Estranho

Em 1963, Doutor Estranho estreava nos quadrinhos da Marvel, na revista Strange Tales #110. Antes de ser um herói bem diferente dos demais da editora, o personagem é mais um homem de caráter duvidoso a se redimir com a responsabilidade de grandes poderes, como Tony Stark/Homem de Ferro. Importante neurocirurgião e extremamente arrogante, Stephen Strange sofre um acidente de carro que afeta o movimento de suas mãos e o impede de continuar na profissão. Após perder tudo que tem em busca de uma cura, ele ouve falar de um ancião, no Tibete, que pode ajudá-lo. Com este mestre, o personagem descobre um admirável mundo novo, uma porta de entrada para diferentes realidades e dimensões místicas.

Doutor Estranho na história em quadrinho da Marvel

2 – Mago supremo – e fashion

Nem Capitão América, nem Homem de Ferro, Doutor Estranho é considerado um dos personagens mais superpoderosos da mitologia Marvel. Extremamente inteligente, perspicaz e com um talento para as artes místicas, o médico ganha o carinhoso apelido de Mago Supremo nos quadrinhos. Entre suas habilidades está a capacidade de criar portais para outras realidades e dimensões e a manipulação do tempo. Além das artes ensinadas pelo ancião, o herói ganha também a ajudinha da capa vermelha que o acompanha. O acessório fashion dá ao médico a capacidade de levitar e voar.

Benedict Cumberbatch interpreta o super-herói Doutor Estranho em filme da Marvel

3 – Coisa de outro mundo

Entre teorias da física e papos místicos, a ideia de dimensões alternativas, que levariam a outros planos existenciais, é um elemento importante na trama de Doutor Estranho. O postulado já foi abordado em outros grandes títulos do cinema e da TV, como o filme Matrix e a série sensação Stranger Things. Na ciência, oficialmente, o conceito de multiversos, ou Teoria das Cordas, nasceu nos anos 1970. Duas décadas antes, o assunto era tema da teoria dos Muitos Mundos. Entre um período e outro, Doutor Estranho já passeava por universos paralelos há um bom tempo, como um reflexo da ciência da época.

kevin-feige-cals-doctor-strange-a-mind-bending-acid-trip

4 – Lance espiritual

Além de outras dimensões, o personagem e seus amigos superpoderosos conseguem se projetar em um plano astral. Parte de seus corpos (algo parecido com um espírito) sai do plano natural para se comunicar e até lutar em outro nível, onde as leis da física não se aplicam.

astralprojection_small1

5 – Ele também tem um coração

Apesar do jeitão egoísta e arrogante, Doutor Estranho tem um coração. E, de vez em quando, ele se apaixona. Nas HQs, o personagem se encanta por Clea, uma feiticeira que faz parte da dimensão das trevas. No cinema, contudo, a eleita para fazer par com o herói foi a personagem Christine Palmer (vivida por Rachel McAdams), uma médica cirurgiã que ficará à disposição de Estranho quando serviços médicos forem necessários.

Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) e Christine Palmer (Rachel McAdams) ao lado da HQ do herói com Clea Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) e Christine Palmer (Rachel McAdams) ao lado da HQ do herói com Clea

Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) e Christine Palmer (Rachel McAdams) ao lado da HQ do herói com Clea (Divulgação/)

6 – Astro de cinema

Dirigido por Scott Derrickson, de filmes de terror como A Entidade (2012) e O Exorcismo de Emily Rose (2005), Doutor Estranho chega aos cinemas carregado de expectativas. A Marvel aposta tanto no personagem que ele está cotado para aparecer nos dois próximos filmes da série Vingadores, o Guerra Infinita. Nas HQs, Estranho tem uma importante missão aliado aos personagens Thor e Loki. Acredita-se que essa trama também será vista no cinema, provavelmente em um filme derivado da série. Ligações entre Thor e Estranho já estão programadas para o terceiro filme do deus nórdico e nesta primeira produção do mago.

doctor-strange-04b