Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

São Paulo está entre as melhores cidades para homens viverem, diz estudo

São Paulo é a única cidade brasileira a aparecer no ranking do site Askmen.com sobre as melhores metrópoles do mundo para os homens viverem. O levantamento classificou as regiões, baseando-se em informações que incluem número de dias de folga, proporção entre homens e mulheres, taxa de desemprego e novos restaurantes e clubes.

O estudo levou em consideração dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da consultoria global Mercer, além de outras fontes de pesquisa. O objetivo do levantamento foi identificar as melhores cidades, tanto no campo pessoal como na área profissional.

Apesar de figurar na lista, no entano, São Paulo não chega a ocupar nenhuma posição assim tão honrosa. Está em 16º lugar na pesquisa que aponta Nova York, nos EUA, como a metrópole que oferece as melhores oportunidades para os homens no mundo.

Mesmo tendo sido duramente atingida pela crise econômica mundial, a Big Apple ficou no topo, seguida por Melbourne, na Austrália, e Tóquio, no Japão. Madri, na Espanha, e Londres, na Grã-Bretanha, ocupam o 4º e 5º lugar, respectivamente.

“Estamos relacionando as melhores cidades em que se pode viver digamos, por um ano. Um lugar exótico, com opções culturais e oportunidades de trabalho, e também entretenimento para um homem, o que inclui clubes e opções ao ar livre”, disse o editor-chefe do website, James Bassil.

Os recém-chegados à lista incluem Las Vegas, no número 29, que Bassil considerou uma surpresa, já que a cidade foi muito prejudicada pelas turbulências econômicas em 2008. Outras “surpresas” incluem Bogotá, na Colômbia – “não é sempre vista como o lugar mais seguro”, disse Bassil – e Xangai, na China, por que irá sediar a Exposição Mundial este ano.

Chicago, Barcelona, São Francisco, Londres e Sydney ocuparam, em 2009, as cinco primeiras posições.

A seguir, a lista das 29 cidades melhores para os homens: 1. Nova York 2. Melbourne 3. Tóquio 4. Madri 5. Londres 6. Cidade do Cabo 7. Miami 8. Buenos Aires 9. Sydney 10. San Francisco 11. Paris 12. Los Angeles 13. Hong Kong 14. Tel-Aviv 15. Barcelona 16. São Paulo 17. Berlim 18. Lisboa 19. Beirute 20. Istambul 21. Xangai 22. Montreal 23. Amsterdã 24. Chicago 25. Toronto 26. Kyoto 27. Bogotá 28. Roma 29. Las Vegas.

(Com agência Reuters)