Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sábato Magaldi segue internado em SP em estado grave

Escritor foi hospitalizado com quadro de choque séptico

O crítico de teatro Sábato Magaldi, 89, segue internado no Hospital Samaritano de São Paulo em estado grave. Ele está lá desde o dia 2 de julho, com quadro de choque séptico e comprometimento pulmonar, de acordo com um boletim divulgado pelo hospital nesta segunda-feira.

A nota também informa que ele está sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar.

Leia também:

Livro revê legado de Sábato Magaldi

Nelson Rodrigues: O maior dramaturgo brasileiro

Biografia – Membro da Academia Brasileira de Letras, Magaldi nasceu em Belo Horizonte, em 9 de maio de 1927. Se formou em Direito na Universidade de Minas Gerais e em Estética na Universidade Sorbonne em Paris. Desde 1950, atua como crítico teatral em diferentes veículos.

Entre eles se destacam o Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo. Foram centenas de colunas e artigos longos no Suplemento Literário, a partir de 1956, e também mais de 3.000 críticas de teatro no Jornal da Tarde, entre 1966 e 1989. Boa parte do trabalho foi reunida no recente Amor ao Teatro: Sábato Magaldi, livro organizado por Edla Van Steen (que também é sua mulher) e publicado pela editora Sesc.

Na década de 1960, passou a lecionar História do Teatro Brasileiro na Escola de Arte Dramática, em São Paulo. A profissão de professor o levou à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), e instituições francesas Sorbonne Nouvelle e Universidade de Provence, além de lecionar cursos em diversos países, como Chile, Alemanha, Itália e Portugal.

Especializou-se nas obras de Oswald de Andrade e também de Nelson Rodrigues, de quem era amigo. Foi ele quem classificou as peças do dramaturgo em temas e gêneros. Escreveu cerca de 20 livros que envolviam a temática teatro.

(Da redação com Estadão Conteúdo)