Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sábado de Carnaval reúne 1,65 milhão de foliões em São Paulo

Blocos de rua também agitaram outras capitais. No Recife, Galo da Madrugada arrastou 2,3 milhões de pessoas

O sábado de Carnaval atraiu 1,65 milhão pessoas na cidade de São Paulo, entre foliões que acompanharam os blocos todas as regiões da cidade e que se reuniram para a apresentação das escolas de samba do Grupo Especial, no Anhembi.

A estimativa é de agentes da Guarda Civil Metropolitana, da Companhia de Engenharia de Tráfego, dos responsáveis pelos blocos e produtores da comissão do Carnaval e foi divulgada, há pouco, pela Prefeitura de São Paulo.

No Anhembi, desfilaram as escolas X-9 Paulistana, Império da Casa Verde, Mocidade Alegre, Vai-Vai, Gaviões da Fiel, Dragões da Real e Unidos da Vila Maria. Já nas ruas, blocos como o Confraria do Pasmado, Ritaleena, Agrada Gregos, Bollywood, Jegue Elétrico, Ma-que-bloco, Minhoqueens, Tarado Ni Você, entre outros, atraíram os foliões.

Rio de Janeiro

O sábado de Carnaval na cidade do Rio de Janeiro também foi agitado. Começou com o centenário Cordão da Bola Preta desfilando pelas ruas do Centro, que reuniu cerca de 340.000 foliões, segundo a Prefeitura. Já na Zona Sul, quem sacudiu a orla foi o Bloco da Favorita, que reuniu 690.000 pessoas em Copacabana. Foram 75 blocos por toda a cidade.

Belo Horizonte

Na capital mineira, o forte também são os blocos de rua. Só no sábado foram 70 blocos por toda a cidade de Belo Horizonte. Para os quatro dias de Carnaval, estão programados 180 desfiles.

O Bloco Calixto, que começou seu percurso na avenida Getúlio Vargas, na Savassi, reuniu mais de 100.000 pessoas. Já o popular Então Brilha arrastou 400.000 foliões desde as primeiras horas da manhã, segundo os organizadores.

Recife

No Recife, o maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada, reuniu 2,3 milhões de foliões, de acordo com a organização. O desfile do Clube das Máscaras O Galo da Madrugada começou às 9h do sábado. Ao todo, foram seis quilômetros percorridos em mais de 9 horas pelas ruas de pelo menos quatro bairros do Grande Recife.

Sujeira pelas ruas

Após os desfiles dos blocos e das escolas de samba, as equipes de limpeza urbana recolheram 351 toneladas de lixo na cidade de São Paulo. A ação nas ruas e no Sambódromo contou com a participação de 1.655 profissionais.

Somente nas regiões da Sé, Vila Mariana e Pinheiros, onde os maiores desfiles se concentraram, fiscais emitiram cerca de 105 notificações de multa com base no Decreto 57.983, que visa conscientizar a população a não urinar nas ruas e vias da capital.

No Rio, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) recolheu mais de 100 toneladas de resíduos no sábado, e o Lixo Zero multou 143 foliões. Para organizar a folia, a Prefeitura mobilizou diversos órgãos, com o objetivo de garantir a ordem e a segurança dos participantes, além da limpeza das ruas e do Sambódromo.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Sábado De Carnaval ,
    Aproveita Que Nossos
    Generais São Frouxos
    E Compra Jatinho
    À 3% Ao Ano Via BNDES

    Curtir