Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Ruas do Rio se enchem de música e festa no pré-Carnaval

Por Da Redação - 4 fev 2012, 19h17

Rio de Janeiro, 4 fev (EFE).- Os blocos carnavalescos do Rio de Janeiro percorreram neste sábado diversos lugares da cidade seguidos por milhares de foliões para se antecipar à celebração da maior festa de rua do país.

Dos cerca de 20 blocos que desfilaram neste sábado, o mais movimentado foi a Banda de Ipanema, que há 48 anos reúne uma multidão pelas ruas do bairro nos sábados que antecedem o Carnaval, e neste fim de semana prestou homenagem ao centenário de nascimento do escritor e jornalista Nelson Rodrigues (1912-1980).

Pessoas de todas as idades sob um sol escaldante se uniram à caravana liderada pela Banda, que avançou pela orla da praia de Ipanema pela avenida Vieira Souto e passou por outras ruas do bairro, aos cantos de marchinhas tradicionais. Os organizadores estimavam cerca de 50 mil pessoas no desfile.

Como costuma ocorrer nas passeatas da Banda de Ipanema, uma das grandes sensações foram as apresentações de drag queens, que centraram as atenções de fotógrafos e foliões. Uma delas, Juju Maravilha, que interpreta Carmen Miranda no desfile, destacou a importância da Banda de Ipanema para o evento: ‘faz parte do Carnaval carioca, do folclore, da festa e da alegria do povo’.

Publicidade

‘A Banda significa liberdade, significa alegria, significa festa e, principalmente, significa respeito ao povo’, declarou Juju, extrovertida, à Agência Efe.

O Carnaval começa no próximo dia 17 com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, mas, enquanto os dias oficiais de festa não chegam, os blocos já aquecem o ambiente nas ruas do Rio.

Já pela manhã os foliões curtiam o espírito carnavalesco. Um dos destaques deste sábado foi o bloco Desliga da Justiça, que começou o desfile no bairro da Gávea por volta das 11h, com músicos fantasiados de super-heróis, como Super-Homem e Mulher Maravilha.

Os jornalistas também se organizaram com o desfile do bloco Imprensa Que Eu Gamo, ao ritmo de um samba que faz referência às notícias dos últimos meses no país, acompanhado por cerca de 3 mil pessoas pelas ruas do bairro de Laranjeiras.

Publicidade

Largo Da Mulher, Mas Não Largo Da Cerveja, concentrado no bairro de Bento Ribeiro, e Nem Muda Nem Sai De Cima, na Tijuca, foram outros protagonistas do pré-Carnaval deste sábado. No domingo, nove blocos agitarão as ruas cariocas. EFE

Publicidade