Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Roteiro e fotos de ‘Cidadão Kane’ serão leiloados

As relíquias fazem parte de um acervo de 70 itens raros do cineasta Orson Welles, que serão disponibilizados pela filha do diretor, Beatrice, no dia 26 de abril, nos Estados Unidos

O roteiro e fotos do set de filmagem do filme Cidadão Kane, de 1941, serão levados a leilão por Beatrice Welles, filha do diretor do longa, Orson Welles. As informações são da agência de notícias Associated Press.

Ao todo, mais de 70 itens serão levados à casa de leilão Heritage Auctions, que abrirá as vendas em 26 de abril, nos Estados Unidos. Entre as relíquias também estão a câmera usada pelo cineasta para fazer filmes caseiros, além de dois roteiros do longa Soberba, de 1942. A lembrança, no entanto, não é das melhores para Welles, segundo sua filha, já que nenhum dos dois finais escritos pelo cineasta foi retratado no filme.

Leia também:

Oscar de Orson Welles por ‘Cidadão Kane’ é vendido por 861.000 dólares

Guitarra de George Harrison e outros objetos dos Beatles vão a leilão

Em entrevista, Beatrice afirmou que seu pai preferiria que os objetos ficassem sob a posse de seus fãs ao invés de serem levados a algum museu. “É a última coisa que ele gostaria que acontecesse. Ele não acreditava em educação escolar e coisas acadêmicas e os museus têm um pouco dessa conotação”, afirmou.

Em 2011, o único Oscar vencido por Welles, com o roteiro de Cidadão Kane, foi leiloado e arrematado por 861.000 dólares.