Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rodrigo Santoro descansa de ‘Heleno’ sobre as ondas

Filme sobre a vida do craque bonito e temperamental que ganhou apelido de 'Gilda' já está em edição

O ator Rodrigo Santoro aproveitou esta quinta-feira para surfar na Praia da Macumba. Santoro acaba de protagonizar, sob direção do cineasta José Henrique Fonseca, o longa Heleno, sobre um dos maiores ídolos do futebol brasileiro. Nascido em São João Nepomuceno (MG) em 1920 e morto em Barbacena (MG) em 1959, Heleno de Freitas é precursor da galeria de craques problemáticos que fizeram história no futebol.

Dono de um temperamento explosivo, tinha o apelido de Gilda, a personagem mais conhecida de Rita Hayworth no cinema. Foi o grande ídolo do Botafogo, e jogou também no Vasco da Gama e no Boca Juniors, da Argentina, mas morreu louco e sifilítico, internado numa clínica.

As filmagens demoraram 11 semanas, e José Henrique Fonseca tem 700 latas de filme para editar. As cenas que mostram a decadência de Heleno são guardadas a sete chaves. Muito se especulou sobre a aparência de Santoro nesse período da vida do jogador. Comentava-se que ele teria que engordar dez quilos. Pelo que se viu na praia, Fonseca optou por outra caracterização.