Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rock in Rio testa a Cidade do Rock

Abertura do festival ocorre nesta sexta-feira, com Beyoncé no Palco Mundo

A quatro dias da abertura oficial do Rock in Rio 2013, a Cidade do Rock, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, abriu suas portas para um teste nesta segunda-feira. Imprensa e alguns convidados tiveram a oportunidade de caminhar tranquilamente pelo espaço de 150.000 metros quadrados – que a partir desta sexta-feira receberá 85.000 pessoas por dia – na edição anterior eram 100.000. “Reduzimos o público para que o ambiente fique mais confortável. Fizemos também algumas modificações nos pontos de alimentação para diminuir as filas”, explicou Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.

Os portões serão abertos às 14 horas em cada um dos dias de evento (13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro). A partir desse horário, a Rock Street e o Palco Street Dance, estreante este ano, começam suas apresentações. O Palco Sunset abre sua programação a partir das 14h40, com shows intercalados com os do Palco Mundo, que no primeiro dia abre às 17 horas, e nos demais, às 18h30. Serão treze horas de programação ininterrupta. “Nossa dica principal é que as pessoas cheguem cedo, para aproveitar toda a Cidade do Rock. Vai ter muita coisa bacana acontecendo”, promete Roberta.

O Palco Mundo fica diante da entrada principal. À esquerda ficam a entrada para a tirolesa, uma parede de escalada, a roda gigante e a Rock Street – que este ano faz uma homenagem à Grã-Bretanha. Ao fundo avista-se a Pista Eletrônica, que abre às 22h30. Estão à direita o Palco Street Dance, o Sunset e a montanha-russa. Todos os brinquedos funcionarão das 14 horas às 3 horas da madrugada seguinte.

Leia: Rock in Rio é caso de sucesso em um mercado em crise

Revistas – Na entrada do público uma mudança importante em relação à edição de 2011: quem for de mochila ou bolsa ficará em uma fila separada dos demais para a revista dos seguranças. Isso foi decidido, segundo a vice-presidente, para que perca menos tempo quem não estiver carregando nada. Bebidas de qualquer tipo estão proibidas, assim como latas e garrafas de qualquer tipo. É permitida a entrada de comida.

A organização do Rock in Rio está monitorando a possibilidade de protestos no entorno da Cidade do Rock nos dias de evento. Entrar com faixas e cartazes será permitido – desde que sem qualquer sustentação de madeira ou peças rígidas. “Não somos contra qualquer tipo de manifestação, desde que de forma pacífica. As bandas fazem isso no palco”, disse Roberta.

Leia também:

Jota Quest promete ‘momento de protesto’ no Rock in Rio

Rock in Rio vai reviver última apresentação ao vivo dos Beatles

Sepultura tocará Chico Science e inéditas