Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rio de Janeiro respira cinema pelos próximos 15 dias

Festival do Rio 2012 começa nesta quinta com 'Gonzaga - de Pai para Filho'

Desta quinta-feira até o próximo dia 11 de outubro, o Rio de Janeiro se torna a capital do cinema. São 400 filmes de mais de 60 países exibidos em salas convencionais, cinemas, praças e até na praia. É o Festival do Rio 2012, que começa com a exibição da história do Rei do Baião, contada pela primeira vez no cinema: Gonzaga – de Pai pra Filho. O longa de Breno Silveira (o mesmo diretor de 2 Filhos de Francisco) será exibido na sessão hors concours do evento, em noite de gala no Odeon Petrobras. A estreia nacional está marcada para 26 de outubro.

Gonzaga dedicou 40 anos de sua vida à música. Encantou todo o país, mas nunca soube como lidar com o filho, que deixou aos cuidados dos padrinhos ainda menino quando a mulher, Odaléia, morreu de tuberculose. No filme, Gonzaguinha, já adulto, tenta se aproximar do pai e descobre, junto com o público, a história do sanfoneiro nascido na cidade de Exu, sertão de Pernambuco, que teve uma infância pobre e precisou fugir para não ser morto por um coronel.

Na cidade grande, alista-se no Exército, onde teria cama e comida garantidas. Prometeu ao pai que se tornaria um homem e que não mataria uma única pessoa. Cumpriu. Passados dez anos, deixa a vida dos quartéis para trás e tenta ganhar a vida com música no Rio de Janeiro. Descobre, então, que precisa buscar o sertão que há dentro dele e reaprender a cultura da sua terra – incluindo o arrasta-pé que o fazia tão bem na adolescência e que ele, àquela altura, já havia desaprendido. Quando ele se apaixona novamente pelo ‘vira-e-mexe’, conquista todo o Brasil.

Em casa, sem o pai, Gonzaguinha era obrigado a acompanhar a trajetória de Gonzagão em jornais e revistas da época – o mesmo que fez Luiz Gonzaga depois que o sucesso se foi e era a vez do filho de emocionar multidões. A música, como não poderia deixar de ser, permeia toda a discussão de uma relação que só passou a existir depois que um abraço fraterno perdoa os erros de ambos no passado e os leva a dividir o palco na turnê Vida do Viajante, em 1981.

Assista, no vídeo abaixo, ao trailer de Gonzaga – De Pai pra Filho:

Evento – O Festival do Rio 2012 terá 20 mostras, entre as tradicionais – Panorama, Premières Brasil e Latina, Midnight Movies – e exclusivas: Imagens de Portugal (que homenageia os cineastas Manoel de Oliveira, João Pedro Rodrigues e Alberto Cavalcanti), Foco UK (Grã-Bretanha) e uma retrospectiva de John Carpenter, mestre dos filmes de terror. O público escolhe o melhor filme da Première Brasil e participa de debates com personalidades do cinema nacional e mundial.

Além das telas convencionais, o festival ganha novos espaços nesta edição, como o Cinema na Praia, que exibe em Copacabana Pleasure Garden, o primeiro filme de Alfred Hitchcock, de 1926, com a trilha sonora original tocada pela Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. Mostras especiais levam sessões ao Complexo do Alemão, à Vila Cruzeiro, à Cidade de Deus e até ao recém-inaugurado Parque Madureira. A sede do evento é no Armazém 6 do Cais do Porto.

Confira, na lista abaixo, os filmes da mostra competitiva de ficção:

http://www.youtube.com/embed/GTA_1A9HqYM
A Busca

Sinopse: A Busca é um thriller dramático. No fim de semana que completaria 15 anos, Pedro viaja mas não volta. Seu pai – o médico Theo – cai na estrada seguindo pistas desconcertantes. A viagem – que era para resgatar o filho – acaba transformando o pai.

Elenco: Wagner Moura, Mariana Lima, Lima Duarte

Direção: Luciano Moura

http://www.youtube.com/embed/s4Sf_rq5DVo
Disparos

Sinopse: Ao sair de uma sessão de fotos, Henrique é assaltado por dois motoqueiros, que no mesmo instante são atropelados por um carro não identificado. Assustado, ele recupera sua câmera e vai embora, mas precisa voltar ao local para resgatar o cartão de memória perdido. Ao retornar, o fotógrafo se envolve em situações kafkanianas, pois, de vítima, ele passa a ser acusado de crime por omissão de socorro. Henrique agora tentará se inocentar, ainda que se sinta cada vez menos inocente.

Elenco: Caco Ciocler, Julio Adrião, Gustavo Machado

Direção: Juliana Reis

Vladimir Brichta está no elenco do filme 'A Coleção Invisível' Vladimir Brichta está no elenco do filme ‘A Coleção Invisível’

Vladimir Brichta está no elenco do filme ‘A Coleção Invisível’ (/)


http://www.youtube.com/embed/EtQPQjpxW6E
A Floresta de Jonathas

Sinopse: Jonathas vive com os pais e o irmão, Juliano, em um sítio na área rural do Amazonas. A família colhe e vende frutas regionais. Uma barraca de frutas na beira da estrada é o lugar de contato com novos amigos e as novidades do mundo. Os irmãos conhecem Milly, uma visitante da Ucrânia, e o indígena Kedassere. O grupo decide, então, passar o fim de semana em um camping. Mesmo contra a vontade paterna, seduzido por Milly e pela floresta, Jonathas empreende a mais transformadora de suas jornadas.

Elenco: Francisco Mendes, Begê Muniz, Chico Diaz

Direção: Sérgio Andrade

Milhem Cortaz e Fabiula Nascimento estão no elenco de 'Dores de Amores' Milhem Cortaz e Fabiula Nascimento estão no elenco de ‘Dores de Amores’

Milhem Cortaz e Fabiula Nascimento estão no elenco de ‘Dores de Amores’ (/)


http://www.youtube.com/embed/hwDcUZGDiFk
O Gorila

Sinopse: O ex-dublador Afrânio é um homem solitário e atormentado por lembranças de sua infância. Em seu pequeno apartamento, buscando uma forma de se integrar à sociedade, ele cria um heterônimo: O Gorila. Sob a sombra de sua criação, Afrânio, que é possuidor de uma bela e sedutora voz, passa a telefonar para almas solitárias, em geral mulheres, estimulando fantasias e se alimentando das histórias delas. Durante a ceia de Natal, Afrânio se torna vítima de um misterioso telefonema e se vê obrigado a enfrentar o mundo exterior para impedir um suicídio. Baseado no conto de Sérgio Sant’Anna.

Elenco: Otávio Müller, Mariana Ximenes, Alessandra Negrini

Direção: José Eduardo Belmonte

Leandra Leal está no elenco de 'Éden' Leandra Leal está no elenco de ‘Éden’

Leandra Leal está no elenco de ‘Éden’ (/)


http://www.youtube.com/embed/rj0eeHW7lXU
O Som ao Redor

Sinopse: A vida numa rua de classe média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranqulidade para alguns e tensão para outros numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho.

Elenco: Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings

Direção: Kleber Mendonça Filho

Ângelo Antônio está no elenco de 'Entre Vales' Ângelo Antônio está no elenco de ‘Entre Vales’

Ângelo Antônio está no elenco de ‘Entre Vales’ (/)


http://www.youtube.com/embed/oaHaGEhU_kE
Primeiro Dia de Um Ano Qualquer

Sinopse: Durante um primeiro do ano, numa rica casa de campo nos arredores do Rio, do amanhecer ao último raio de sol que se esconde na montanha, cruzam-se muitos personagens. Todos em crise, enfrentam as mais variadas finitudes e limitações, terminando por ter uma certeza: a vida continua e o mundo não vai acabar.

Elenco: Maitê Proença, Alexandre Nero, Priscilla Rozenbaum

Direção: Domingos Oliveira

José de Abreu está no elenco de 'Meu Pé de Laranja Lima' José de Abreu está no elenco de ‘Meu Pé de Laranja Lima’

José de Abreu está no elenco de ‘Meu Pé de Laranja Lima’ (/)


http://www.youtube.com/embed/KwMZ5qiP_ck
Uma história de amor e fúria

Sinopse: Filme de animação que retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, o longa ressalta quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água.

Elenco: Dublagem de Selton Mello, Camila Pitanga, Rodrigo Santoro

Direção: Luiz Bolognesi

RioMarket – Paralelamente, no RioMarket, negociam-se produções futuras. Executivos, diretores, técnicos e roteiristas discutem como e por que fazer e comercializar cinema, da ideia inicial à exibição. Seminários e workshops (RioSeminars), espaço para comercialização de projetos (RioScreenings) e encontros entre distribuidores e produtores, somam 30 mesas de debates, sete workshops e 500 reuniões de negócios, além de atrações para o público.

Leia também:

Confira a lista completa de filmes em exibição

RioMarket: ‘Quem mais ganha dinheiro com cinema é o governo’

Festival do Rio: a festa do cinema de olho no mercado