Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Quadro de Matisse roubado por nazistas é devolvido

Pintura 'Mulher Sentada' foi devolvida à família judia Rosenberg após 75 anos

Os herdeiros de Paul Rosenberg receberam de volta a pintura Mulher Sentada, feita pelo artista francês Henri Matisse no início da década de 1920. Rosenberg era colecionador e negociante de arte, mas teve sua coleção roubada pelos nazistas quando ele fugiu da Alemanha de Adolf Hitler em 1940. As informações são do site da NBC News.

LEIA TAMBÉM:

Colecionador de Munique pretende devolver quadros roubados pelos nazistas

Polícia alemã recupera 1.500 obras roubadas por nazistas

O quadro faz parte do Tesouro de Munique, como ficaram conhecidas as mais de 1.000 obras encontradas em 2012, em Munique, no apartamento de Cornelius Gurlitt, filho do negociante de arte ligado ao regime nazista Hildebrand Gurlitt, que coletava todas as peças classificadas como “degeneradas” pelo governo e que deveriam ser destruídas. Até então, não se sabia se as peças estavam somente desaparecidas ou se haviam sido eliminadas.

Em maio de 2014, aos 81 anos, Cornelius doou sua coleção ao Museu de Belas Artes de Berna, Suíça, que se comprometeu a devolver as imagens aos seus verdadeiros donos. Em comunicado, o advogado da família Rosenberg falou que eles estão muito satisfeitos com a restituição.

(Da redação)