Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Quadro de Hitler é leiloado por 32 mil euros na Eslováquia

Praga, 30 jan (EFE).- A tela ‘Maritime Nocturno’, assinada por Adolf Hitler, foi leiloada na Eslováquia pela quantia de 32 mil euros, informou nesta segunda-feira a agência de leilões Darte.

O quadro, de 60 centímetros por 48 centímetros, tinha seu valor inicial cotato em 10 mil euros e foi dirigido a um restrito círculo de interessados, sendo leiloado pela internet.

O proprietário da Darte, Jaroslav Krajnak, disse à agência Efe que a obra foi adquirida por ‘alguém dos Estados Unidos.’ No entanto, a identidade do comprador foi mantida em sigilo.

‘No total, 11 clientes demostraram interesse na tela, sendo que os compradores vinham da França, Japão, Inglaterra e dos EUA.’, acrescentou Krajnak.

Pintada por Hitler em 1913, quando o mesmo tinha 23 anos, a obra estava em mãos da família de uma colecionadora eslovaca, que tinha adquirido o quadro na época da Primeira República Checoslovaca (1918-1938).

‘Após a Segunda Guerra Mundial, a proprietária queria se desfazer da tela’, indicou a agência, que em dezembro leiloou outra pintura do ditador nazista, datada entre 1933 e 1945.

Esta segunda obra, que retrata frades no átrio de um convento estudando textos sagrados, não teve preço de saída e foi vendida por 10,2 mil euros. EFE