Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Psy bate recorde de 2 bilhões de visualizações no Youtube

Clipe da música 'Gangnam Style' foi lançado em junho de 2012 e é o mais visto da história do site

O cantor sul-coreano Psy entrou para o livro de recordes com seu sucesso Gangnam Style, o vídeo que superou neste fim de semana os 2 bilhões de visualizações no YouTube, marca sem precedentes na história do site.

Em segundo lugar, bem distante do cantor, está o canadense Justin Bieber, com Baby, que superou em fevereiro a marca de 1 bilhão de visitas. Marca conquistada por Psy em dezembro de 2012.

“Dois bilhões é um número honroso e demolidor”, comentou Psy em comunicado. “Animado com este êxito, voltarei muito em breve, com novos conteúdos superalegres”, acrescentou.

Leia também:

O caso Psy: quando a bizarrice se torna um trunfo

O vídeo tornou-se um fenômeno mundial ao ser lançado em julho de 2012, chamando a atenção para o gênero sul-coreano K-Pop. Somente 3% das visualizações, entretanto, vieram do país natal do cantor.

Além de torná-lo mundialmente conhecido, seu estilo de dança (semelhante ao de uma pessoa cavalgando) foi imitado e parodiado à exaustão.

O “Gangnam” no título da música se refere ao bairro mais rico de Seul, rodeado de estabelecimentos luxuosos e frequentado por celebridades. Muitos veem a canção como uma crítica ao estilo de vida dos moradores do local.

O clipe seguinte de Psy, Gentleman, bateu o recorde de visualizações em um dia: 38 milhões, em 14 de abril de 2013. Atualmente, o vídeo conta com mais de 689 milhões de visitas.

(Com agência France-Presse)