Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Professor’ Caetano dá bronca em equipe e ensina o uso da crase

O músico se irritou com uma postagem de seu perfil no Facebook com uso indevido do acento, erro considerado por ele “chato” e “idiota”

Caetano Veloso invocou o professor de língua portuguesa ao perceber que havia uma falha na ortografia de uma das postagens do seu perfil oficial no Facebook, considerado um erro “idiota” pelo cantor. Ele aproveitou a oportunidade não só para corrigir o texto, como também para dar uma bronca na equipe responsável pelo post. O vídeo de Caetano explicando o uso da crase foi postado na mesma rede social e já foi visualizado mais de 508.000 vezes.

LEIA TAMBÉM:

Música nova de Chico Buarque traz o pior verso da MPB

De boas intenções, Caetano Veloso também está cheio

“Homenagem a Bituca estava escrito nas redes sociais que levam o meu nome com o ‘a’ com acento grave, indicando uma crase. Não há crase, o ‘a’ é apenas preposição. Bituca não é uma mulher ou uma palavra que você pudesse usar o artigo definido feminino antes”, explicou Veloso. “Isso se você costuma usar o artigo, porque nós, baianos, não usamos. Nós dizemos ‘a casa de fulana’. Mas mesmo se fosse colocar o artigo, vocês teriam que ter dito ‘ao Bituca’. Mas não tem artigo. Aquela crase ali é um erro chato. É um erro idiota”.

Com mais de 15.000 curtidas, o vídeo é seguido de comentários cheios de ironia como “Aula grátis com professor Caetano”, ou, “Poderia ter sido mais amável?”. Confira abaixo os ensinamentos do músico: