Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Primeiro romance adulto de J.K. Rowling é bem recebido

Para dar início à venda de 'The Casual Vacancy', considerada inteligente e divertida pela crítica, livrarias londrinas abriram mais cedo nesta quinta-feira

O primeiro romance para adultos da escritora britânica J.K. Rowling, The Casual Vacancy (A Vaga Acidental, em tradução livre do inglês), que começa a ser vendido nesta quinta-feira no Reino Unido, recebeu críticas positivas e foi considerado um livro “inteligente” e “divertido”. No Brasil, a obra será publicada em dezembro pela Nova Fronteira.

j-k-rowling-300-getty-3.jpg j-k-rowling-300-getty-3.jpg

j-k-rowling-300-getty-3.jpg (/)

As portas das livrarias londrinas abriram mais cedo hoje por ocasião da publicação do livro da criadora da saga de Harry Potter. Como era de se esperar e ao contrário da euforia que geraram os romances de Harry Potter, não foram registradas filas, embora a expectativa seja a de que a nova obra de Rowling seja bem recebida pelos leitores.

Os críticos avaliaram bem o romance, embora reconheçam que não se trata de uma obra prima. A obra foi considerada “‘inteligente, bem executada e, com frequência, divertida”, segundo o jornal The Guardian. Ainda de acordo com a publicação, The Casual Vacancy é um livro “sólido e tradicional” e que retrata, por meio de várias tramas, como é a vida em um povoado inglês. A história transcorre em uma pequena localidade imaginária chamada Pagford e começa com a morte inesperada de um homem chamado Barry Fairweather.

Trama – O enredo, segundo comunicado da editora Little Brown and Company, trata com humor negro as desavenças causadas pelas eleições nessa localidade. “Trata-se de um povo que está em guerra: os ricos em guerra com os pobres, os adolescentes em guerra com seus pais, as mulheres em guerra com seus maridos e os professores em guerra com seus alunos”.

Para o jornal The Independent, o livro tem momentos de magia no caso de alguns personagens adolescentes, enquanto o The Daily Telegraph considera que a obra tem episódios divertidos e é cheia “de crueldade e desespero”.

Harry Potter – J.K. Rowling encara pela primeira vez os leitores adultos, quinze anos após publicar o primeiro episódio da saga de Harry Potter, traduzida para 73 idiomas e que vendeu 450 milhões de cópias em mais de 200 países. A obra também se transformou em oito filmes de sucesso.

(Com agência EFE)