Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Primeira princesa latina da Disney desagrada nos EUA

Grupos ligados às causas hispânicas alegam que Sofía, personagem de 'Sofia the First: Once Upon A Princess', não tem traços da etnia que busca representar

Sofía foi anunciada recentemente como a primeira princesa latina da Disney. A protagonista do telefilme Sofia the First: Once Upon A Princess (Sofia, a Primeira: Era uma vez uma Princesa) tem sido alvo de contravérsia por parte de grupos hispânicos nos Estados Unidos. Os militantes alegam que a menina carece de traços que a aproximem da etnia que busca representar e, além disso, criticam o fato de Sofía ser dublada por uma atriz branca, Ariel Winter, conhecida pelo papel de Alex Dunphy no seriado Modern Family. Sofía também é a primeira princesa infantil da Disney. O telefilme tem estreia prevista para 18 de novembro no canal Disney Channel, nos Estados Unidos.

O enredo conta a história da menina que vira princesa de uma hora para outra quando sua mãe se casa com o rei de Enchancia, uma localidade fictícia. Sofía recebe a ajuda de três fadas madrinhas para aprender rapidamente a se portar como uma legítima integrante da família real. Cinderela faz uma participação especial, assim como as fadas Flora, Fauna e Primavera, de A Bela Adormecida.

Em comunicado à emissora americana CNN, os estúdios Disney alegaram que “a gama de personagens em Sofia the First: Once Upon A Princess refletem o comprometimento da Disney com a diversidade cultural”.

A mãe de Sofía é mais próxima das referências latinas. Batizada de Miranda, a personagem é dublada pela atriz Sara Ramirez, nascida no México, e integrante do elenco do seriado Grey’s Anatomy.