Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Presidenciáveis conquistam apoio de famosos; confira quem vota em quem

Bolsonaro, Marina e Boulos são os candidatos com maior apelo público entre as celebridades

Por Redação
Atualizado em 4 out 2018, 16h04 - Publicado em 16 set 2018, 14h24
Popular entre celebridades, Marina Silva recebe acima o apoio de Marcos Palmeiras, Maitê Proença, Cássia Kis e Marco Nanini (Reprodução/Instagram)

Com a proximidade das eleições, personalidades da TV, do cinema e da música começam a declarar apoio aos seus candidatos à Presidência da República. As redes sociais, ferramentas para divulgação das campanhas, tornaram-se o principal espaço para que famosos demonstrem suas afinidades com os presidenciáveis, e recebam a reciprocidade deles, que compartilham também em seus perfis online o voto de nomes ilustres.

Confira abaixo celebridades que anunciaram a sua intenção de voto publicamente:

Ciro Gomes (PDT)

Ciro Gomes (PDT), candidato à Presidência da República, durante intervalo do debate realizado pela TV Gazeta – 09/09/2018 (Nacho Doce/Reuters)

Ex-esposa do presidenciável, Patricia Pilar continua a apoiar Gomes e declarou que vai votar nele. “Eu e o Ciro somos amigos e torço por ele”, afirmou a atriz a VEJA. O candidato do PDT também arrebanhou o apoio de Caetano Veloso, Tico Santa Cruz (da banda Detonautas) e dos atores Chay Suede, Luisa Arraes e Emilio Dantas, que usaram as redes para declarar publicamente o voto. Santa Cruz, aliás, convidou Ciro e Caetano para um vídeo ao vivo no Facebook, no qual cantaram a música Tempos Modernos, de Lulu Santos. Mais político que celebridade, Túlio Gadêlha, namorado de Fátima Bernardes, é filiado ao PDT, e candidato a deputado federal pelo partido. Logo, tem feito sua campanha lado a lado com a de Ciro. Ney Matogrosso também declarou apoio ao pedetista, afirmando que o considera o mais bem preparado. 

https://www.instagram.com/p/BlHiGZaBsVf/?hl=pt-br&taken-by=chay

 

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

@cirogomes tá virado na gota! Tem demonstrado preparo, entusiasmo e compromisso com as reformas necessárias para o Brasil. . Hoje a gente trocou uma ideia sobre direitos das minorias, combate às desigualdades sociais e essa crise de representação que envergonha todo brasileiro. . #SimboraCabaBom #ForaTemer

A post shared by Túlio Gadêlha (@tulio.gadelha) on


 

Fernando Haddad (PT)

Fernando Haddad segura máscara do ex-presidente Lula, durante a Convenção Nacional do PT – 04/08/2018 (Ricardo Stuckert/Divulgação)

O candidato escolhido por Luiz Inácio Lula da Silva como seu substituto na chapa liderada pelo PT já começou a angariar o apoio dos simpatizantes do ex-presidente. Caso da atriz Maria Ribeiro, que fez algumas postagens sobre o assunto na internet. “Eu queria o Lula livre e o Bolsonaro inteiro, pelo bem da democracia”, escreveu sobre o atentado sofrido pelo candidato do PSL. “No mais, acho que temos quatro candidatos bacanas, Ciro, Marina e Boulos, apesar de ser Haddad e Manuela com todo o meu coração.” A expectativa é que Haddad ainda conquiste ilustres apoiadores de Lula, como Chico Buarque, Martinho da Vila, José de Abreu e Fabio Assunção — nenhum deles se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

 

View this post on Instagram

Vem, setembro ♥️

A post shared by Maria Ribeiro (@mariaaribeiro) on

 

    View this post on Instagram

    @martinhodavilaoficial e @chicobuarque visitaram #Lula hoje e trazem a mensagem de que o presidente se encontra bem disposto e firme em não trocar sua dignidade por liberdade de jeito nenhum. Martinho também relata sobre como foi tomado pela emoção desse encontro. #LulaLivreJá #FreeLula Vídeo: @ricardostuckert

    A post shared by Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial) on

     


    Jair Bolsonaro (PSL)

    Jair Bolsonaro (PSL), candidato à Presidência da República (Adriano Machado/Reuters)

    Jair Bolsonaro conta com o apoio de nomes como o de Alexandre Frota, que é candidato à Câmara pelo PRB, e o sertanejo Gustavo Lima, que defendeu a legalização do porte de armas ao declarar o voto no presidenciável. O cantor Amado Batista, que foi preso e torturado durante a ditadura militar, também votará em Bolsonaro e afirmou:  “Prefiro a ditadura a essa anarquia que está hoje”. Também reforçam o time de personalidades que votam no candidato do PSL Zilu Camargo, a dupla Pepê e NenémAndressa Urach, o cantor gospel Mattos Nascimento, o sertanejo Eduardo Costa e o pagodeiro Ferrugem.

    Continua após a publicidade

     

    View this post on Instagram

    Tarde meu povo… e aí, bão??? #17

    A post shared by Eduardo Costa (@eduardocosta) on

    https://www.instagram.com/p/BnDUU0CHbZP/?taken-by=mattosnascimento_oficial


    Marina Silva (Rede)

    Marina Silva, candidata à Presidência da República (Paulo Vitale/VEJA)

    A candidata tem compartilhado nas redes sociais o apoio de celebridades como Caio Blat, que já criticou os governos de Dilma Rousseff e posteriormente de Michel Temer, Marcos Palmeira que chegou a ser cotado para ocupar o cargo de vice na chapa de Marina, além dos atores Cássia Kiss e Marco Nanini. Recentemente, Maitê Proença, Marcelo Serrado e Baby do Brasil participaram de um evento de arrecadação para a campanha da candidata da Rede. Maria Fernanda Cândido declarou seu voto em Marina, afirmando que a escolheu por ter ficha limpa e ter se comprometido a combater a corrupção. Nos comentários das postagens da candidata, ainda são frequentes mensagens de apoio de Eriberto Leão e Bruno Gagliasso.

    View this post on Instagram

    PORQUE VOTAR EM MARINA? Alguns motivos pra vc considerar. – Marina não vai comprar o Congresso com dinheiro do povo nem distribuir cargos para quem não tem competência. Governará com o debate transparente e com o voto, assim como acontece em todo país evoluído. – A energia limpa será prioridade da mesma forma como a política limpa. O programa de governo de Marina tem metas para o meio ambiente. O mundo não aguenta mais o descaso, o planeta está saturado, morrendo. Com Marina, desastres serão evitados, MARIANA nunca mais! Porque Marina não é só falação. Marina vai agir. – Marina sabe como ninguém o valor da educação. Se alfabetizou aos 16 anos. Graças a isso saiu da extrema pobreza, aprendeu a se defender, a fazer boas escolhas, a ter argumentos próprios, ganhou respeito de seus semelhantes. Se formou professora, historiadora, foi vereadora, deputada, senadora e ministra. Hoje é uma mulher reconhecida internacionalmente. E com toda essa experiência, agora vai ser a nossa presidente! Por hj é isso. Amanhã tem mais. Lembrando que todos amamos nosso país e queremos o melhor pra nossa gente. Salve! _@marinasilva_ #marinasilva #fichalimpa #educação #meioambiente (desculpe @marcospalmeiraoficial cortei sua linda esplêndida cabeça na ultima foto) #elasim 18

    A post shared by Maitê Proença (@eumaiteproenca) on

    Continua após a publicidade
    View this post on Instagram

    O ator @caio_blat apoia a nossa candidatura à Presidência. Para ele, só Marina tem a capacidade de vencer o caos. #VoteMarina18

    A post shared by Marina Silva (@_marinasilva_) on Aug 26, 2018 at 9:34am PDT

    View this post on Instagram

    O ator @marceloserrado1 explica por que apoia a nossa candidatura à Presidência. "Marina é a única pessoa que pode unificar esse país e trazer paz pra esse momento tão conturbado." #2018Chegou #somos #artista #ator #Brasil #politica #eleicoes2018 #eleição #debate

    A post shared by Marina Silva (@_marinasilva_) on

    View this post on Instagram

    O ator @marcospalmeiraoficial explica por que vota em Marina. "Ela é a única candidata que entende de verdade a importância da sustentabilidade no nosso desenvolvimento." #VoteMarina18

    A post shared by Marina Silva (@_marinasilva_) on

    https://www.instagram.com/p/BoSkhmfB2Xi/?hl=pt-br&taken-by=mariafernandacandidooficial


    Guilherme Boulos (PSOL)

    Guilherme Boulos, candidato à Presidência da República (Nelson Almeida/AFP)

    O candidato lançou um manifesto em maio deste ano intitulado Vamos com Boulos, em que defende os direitos como “terra, teto, trabalho e liberdade” e em que apoia as causas raciais, feministas, LGBTs e indígenas. Alguns artistas, representantes religiosos e atletas assinaram o texto. Entre eles estão Wagner MouraPaula Lavigne, Sonia Braga, Alinne Moraes, Letícia Sabatella, Paulo Betti, Bruno Mazzeo, Gregório Duvivier, Monica Iozzi, Laerte Coutinho, Céu, Paula Burlamaqui, Paulinho Moska, Maria Clara Spinelli Marcelo Jeneci. 

    Continua após a publicidade

     


    Vera Lucia (PSTU)

    A operária e ativista sindical Vera Lúcia, pré-candidata do PSTU à Presidência da República (Marlene Bergamo/Folhapress)

    A candidata pode não possuir uma grande quantidade de seguidores nas redes sociais como os outros nomes acima, mas conquistou o apoio de Pedro Cardoso. O ator, que já foi entusiasta do PT, comenta recorrentemente sobre Vera nas redes sociais. “Sobre Vera Lúcia e o PSTU: são vozes que soam de um Brasil profundo, onde a vida é diariamente difícil, onde a morte é prematura e pequenas são as chances de sobrevivência. Peço ouvidos desarmados (não narcísicos) para essas vozes”, escreveu.

    View this post on Instagram

    Bom dia. Que alegria eu tive ontem! Estiveram no teatro, para assistir O Autofalante, a senhora Verá Lúcia e o senhor Hertz da Conceição Dias; candidatos a presidência e a vice presidência do Brasil. Foram sem me avisar, pagaram os ingressos, gentilmente me cumprimentaram ao final; nada pediram, nada queriam além de se aproximar de alguém que havia se aproximado deles, como eu fiz. Pessoas das mais sofisticada educação!Conversamos uns 20 minutos com alegria de amigos recém feitos. Mas em ano eleitoral, seria mentira dizer que nada queremos uns dos outros. Queremos, como é evidente, eu e eles, fazer saberem da nossa aproximação e, no que ela conseguir, divulgar as teses políticas do PSTU – perfeitamente expostas no livro O Brasil Precisa De Uma Revolução Socialista, cuja a foto publiquei na sequência da postagem. Nessa minha procura pelo Brasil, que iniciei com a derrocada do projeto petista, tenho conhecido outras correntes de pensamento para as quais eu andava desatento. Manuela D'Ávila, e seu comunismo democrático, João Amoedo, e seu liberalismo total e, mais recentemente, Verá Lúcia, e seu desejo de uma revolução socialista, são as novidades – para mim! – que surgiram até aqui. Amigos, de tanto impormos às palavras as nossas mentiras, terminamos por desconhecer o seu verdadeiro sentido. São vítimas desse apagão as palavras COMUNISMO e SOCIALISMO; assim como também a palavra LIBERALISMO, em menor medida, talvez. João, Manoela e Verá Lúcia buscam reencontrar e atualizar e, até, refundar o sentido dessas palavras. Eu acho que devemos dar ouvido a eles. Eles se diferem de outros que ainda não se cansaram de mentir. E sobre Vera Lúcia e o PSTU: são vozes que soam de um Brasil profundo, onde a vida é diariamente difícil, onde a morte é prematura e pequenas são as chances de sobrevivência. Peço ouvidos desarmados (não narcísicos) para essas vozes. Quem conhece as dificuldades de ser brasileiro está autorizado pelas circunstâncias a dizer o que pensa e indicar a saída na qual acredita. Eu, que nasci branco e rico em um país fundado pela escravidão, me calo para os ouvir; e peço que eles me aceitem como a um igual. Ser brasileiro é o destino de todos nós. 👍❤️

    A post shared by Pedro Cardoso (@pedrocardosoeumesmo) on


    João Amoêdo (Novo)

    O candidato recebeu apoio dos humoristas Marcelo Madureira e Claudio Manoel, que faziam parte do elenco do Casseta & Planeta, da Globo. Também foi apoiado publicamente pelo chef de cozinha e apresentador Felipe Bronze, além da atriz Alessandra Maestrini, que criticou tanto Bolsonaro quanto Haddad em postagem no Instagram.

    View this post on Instagram

    Marcelo Madureira também vota 30 por um NOVO Brasil. Vote sem medo. Vote João Amoêdo. Obrigado pelo apoio, Marcelo!

    A post shared by João Amoêdo (@joaoamoedonovo) on

    Continua após a publicidade
    View this post on Instagram

    Voto útil é o voto que muda a sua vida. No dia 7 de outubro, vote sem medo. Vote 30. Vote João Amoêdo. Obrigado pelo apoio, Cláudio Manoel.

    A post shared by João Amoêdo (@joaoamoedonovo) on

    View this post on Instagram

    Felipe Bronze também está com a gente na campanha #JoãoCom6%. Se conseguirmos chegar a este número de intenções de voto na próxima pesquisa Datafolha, seremos convidados para o debate da Globo. Ajude a espalhar essa Onda Jaranja! Compartilhe o nosso conteúdo, use a hashtag, fale do NOVO com todos que você conhece. Vamos juntos construir um NOVO Brasil no dia 7 de outubro!

    A post shared by João Amoêdo (@joaoamoedonovo) on

    https://www.instagram.com/p/BocgXl9nhNE/?hl=pt-br&taken-by=alessandramaestrini


    A reportagem não encontrou artistas apoiadores dos candidatos Álvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), Geraldo Alckmin (PSDB), Cabo Daciolo (Patriota), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC).

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.