Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Polinésios criticam quilos a mais em herói da Disney

Maui, a representação de um Deus da região, será um dos protagonistas de ‘Moana’, nova animação do estúdio

O próximo filme da Disney, Moana, que deve chegar aos cinemas em janeiro do ano que vem, já criou controvérsia. A animação, que se passa nas ilhas da Polinésia, causou revolta entre os habitantes da região, insatisfeitos com a representação do deus Maui, uma das mais importantes divindades locais. O motivo? Ele estaria acima do peso.

LEIA TAMBÉM:

Disney apresenta sua nova princesa no trailer de ‘Moana’ ​

Meryl Streep chama Walt Disney de racista e misógino

A parlamentar neozelandesa Jenny Salesa usou as redes sociais para reclamar do personagem. Ela compartilhou uma montagem de fotos dos atores Roman Reigns, Dwayne Johnson e Jason Momoa junto a Maui, e bateu na Disney. “Três dos homens mais sensuais de Hollywood são polinésios, mas o polinésio da Disney é metade porco e metade hipopótamo”, escreveu.

A postagem da parlamentar neozelandesa Jenny Salesa A postagem da parlamentar neozelandesa Jenny Salesa

A postagem da parlamentar neozelandesa Jenny Salesa (/)

“Quando olhamos fotos de polinésios dos últimos cem ou duzentos anos, vemos que a maior parte do nosso povo não está acima do peso. Esse estereótipo negativo do Maui é simplesmente inaceitável”, escreveu Jenny na postagem. Segundo um relatório de 2014 da Organização Mundial da Saúde (OMS), nove das dez nações com maior número de obesos do mundo são ilhas do Pacífico.

Ao deus Maui foi atribuído o surgimento das ilhas da região, que ele teria “pescado” do fundo do oceano, criando todos os arquipélagos que constituem a Polinésia. Eliota Fuimanono Sapolo, jogador da seleção de rugby de Samoa, também usou suas redes para criticar a animação. “Parece que Maui, depois que pescou as ilhas, as fritou e comeu”, ironizou.

Entretanto, muitos usuários acusaram as críticas de serem gordofóbicas, afirmando que o personagem não tem nenhum problema. Isoa Kavakimotu, um neozelandês obeso, defendeu o personagem em um vídeo, dizendo que ele parece fisicamente forte e poderoso. O vídeo tem sido compartilhado nas redes por aqueles que defendem a versão animada de Maui. Confira o vídeo (em inglês) abaixo:

(Da redação)