Clique e assine a partir de 9,90/mês

Pintura inédita de Leonardo da Vinci é encontrada na Itália

Tela era dada como perdida ou mesmo como lenda, segundo jornal italiano

Por Da Redação - 4 out 2013, 09h45

O fim de um mistério que durou 500 anos. É assim que a descoberta de uma pintura inédita de Leonardo da Vinci é tratada na Itália, nesta sexta-feira. O semanário Sette, suplemento do jornal italiano Corriere della Sera, traz uma reportagem sobre o quadro, que teria sido encontrado no cofre de um banco suíço.

Pintura inédita de Van Gogh é revelada por museu holandês

O trabalho, um óleo sobre tela de 61 cm por 46,5 cm, retrata Isabella d’Este, a marquesa de Mântua, de perfil. De acordo com o jornal, a pintura é “a fiel transposição de um desenho preparatório de Da Vinci exposto no Louvre”, que era, até aqui, o único indício da existência do quadro agora encontrado. A pintura era dada como perdida ou mesmo como lenda – havia quem imaginasse que ela nunca tivesse sido feita.

O gênio de Leonardo da Vinci brilha em mostra em Veneza

Continua após a publicidade

Especialista em Da Vinci, o professor Carlo Pedretti declarou à revista do Corriere della Sera que “reconhece” nessa “excepcional” pintura o “estilo de Leonardo”. “O dono dessa tela é uma família italiana que possui uma coleção de cerca de 400 pinturas, fruto de múltiplas aquisições feitas por seus antepassados”, disse Pedretti à Sette.

LEIA TAMBÉM:

Novos estudos garantem que Da Vinci fez 1ª versão de Mona Lisa

Oficialmente, apenas pouco mais de quinze obras são atribuídas ao gênio do Renascimento italiano Leonardo da Vinci (1452-1519), entre elas a célebre Mona Lisa, também no Louvre.

Publicidade