Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Peta acusa tour de ‘Harry Potter’ de crueldade com animais

Segundo a ONG, as corujas apresentadas em passeio para fãs nos estúdios Warner da Inglaterra são maltratadas pelos treinadores

Em vídeo e texto publicados em seu site, a organização People for the Ethical Treatment of Animals (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), o Peta, do Reino Unido, acusa a equipe dos estúdios Warner de maltratar animais presentes no tour feito pelos sets onde eram rodados os filmes do bruxinho Harry Potter, perto de Londres. A ONG decidiu investigar o tratamento dado aos animais após receber denúncias de fãs que fizeram o passeio. Segundo o Peta, corujas vivem em condições cruéis e degradantes.

LEIA TAMBÉM:

Saiba quem JK Rowling mais lamenta ter matado em ‘Harry Potter’

Paulo Coelho é mais traduzido do que ‘Harry Potter’

No comunicado, o Peta acusa os treinadores de serem “negligentes” tanto no tratamento dado aos pássaros quanto na garantia de segurança ao público. Além disso, segundo os ativistas, a equipe permite aos visitantes fotografarem usando flash, o que é “péssimo para as corujas”, devido à visão acurada que elas têm e ao estresse causado pela forte luz em seus olhos, o que as leva a abrir e fechar o bico enquanto balançam as cabeças.

Antes do vídeo, divulgado neste domingo, a criadora do universo de Harry Potter, J. K. Rowling, já havia saído em defesa das corujas. “Se alguém, influenciado pelos meus livros, acredita que uma coruja seria mais feliz em uma jaula, aproveito para dizer: você está errado”, disse a escritora inglesa em depoimento ao site Suffolk Owl Sanctuary (Santuário das Corujas de Suffolk), que ainda não se pronunciou sobre o caso.

Entre outras denúncias, o Peta diz que os treinadores incentivam as pessoas a pegar nos animais, mesmo com a placa de “não toque” ao lado. E isso mesmo quando os pássaros estão com medo. Eles também estimulam os visitantes a comprar corujas, pois elas “não são caras nem precisam de licenças”.

Por meio de seu porta-voz, os estúdios Warner afirmaram que as corujas exibidas ao público no tour são de responsabilidade de outra companhia, a Birds and Animals, que é dona dos bichos. E que, por sua vez, afirmou em nota que irá tomar “as atitudes necessárias” para garantir que os pássaros e animais recebam o melhor tratamento possível.