Clique e assine a partir de 9,90/mês

Pequeno guia do universo Marvel conduz você até ‘Guardiões 2’

São 15 filmes, ao longo de dez anos, e muitas histórias interligadas que podem confundir os fãs

Por Rafael Aloi - Atualizado em 2 May 2017, 17h55 - Publicado em 27 Apr 2017, 15h11

O plano ambicioso da Marvel de levar vários de seus personagens para os cinemas com filmes interligados começou em 2008, com o Homem de Ferro, e foi ganhando mais super poderes ao longo do tempo. Hoje, já são catorze os filmes que transformaram o Marvel Cinematic Universe (MCU), o universo cinematográfico da editora de quadrinhos, na maior franquia da história do cinema, arrecadando mais de 10,9 bilhões de dólares no mundo inteiro.

Nesta quinta-feira, estreia Guardiões da Galáxia Vol. 2, o 15º filme dos heróis. O plano do estúdio é unir os defensores intergaláticos com os Vingadores nos próximos anos. Como são muitos filmes, personagens, cenas que aparecem após os créditos e tramas que referenciam umas às outras ao longo do tempo, VEJA decidiu fazer um resumo do que importa lembrar em cada um dos capítulos cheios de longuíssimas cenas de ação — e o que é necessário saber para acompanhar o que vem a seguir.

Vale lembrar que a lista abaixo possui SPOILERS de todos os filmes da Marvel, incluindo o mais recente, Guardiões da Galáxia Vol. 2.

 

Homem de Ferro

(Lançamento 30 de abril de 2008)
O gênio e bilionário da indústria de armamentos Tony Stark (Robert Downey Jr.) sofre um atentado no Afeganistão, e fica com estilhaços presos próximos ao seu coração. Ele então cria uma armadura de combate super poderosa, abandonando sua persona gananciosa e virando um super-herói, ajudado pela sua namorada Pepper Potts (Gwyneth Paltrow). Mas o que importa aqui é a cena pós-crédito, em que Nick Fury (Samuel L. Jackson) faz uma visita a Tony Stark lhe apresentando a agência anti-terrorismo S.H.I.E.L.D. e a Iniciativa Vingadores.

O Incrível Hulk

Continua após a publicidade

(Lançamento 13 de junho de 2008)
Este filme pode ser completamente ignorado, já que a própria Marvel praticamente não considera os acontecimentos nele, em que o Hulk tenta escapar de militares americanos que querem capturá-lo. O estúdio inclusive mudou o ator principal, abandonando Edward Norton, e chamando Mark Rufallo para viver Dr. Benner/Hulk nos filmes seguintes. Mais uma vez o destaque é a cena pós-crédito, que traz Tony Stark dizendo que está montando um time e tem interesse no monstrengo verde.

Homem de Ferro 2

(Lançamento 30 de abril de 2010)
O que importa aqui são dois novos personagens, Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), uma agente da S.H.I.E.L.D. que depois se revela como a heroína Viúva Negra; e Máquina de Combate (Don Cheadle), que ajuda Tony Stark a enfrentar um novo vilão. O que é preciso lembrar da pancadaria do filme é apenas uma visita de Nick Fury no finalzinho dizendo que ainda quer o bilionário como membro dos Vingadores. Na cena pós-créditos, o agente Coulson(Clark Gregg), outro funcionário de Fury, aparece no estado do Novo México, encontrando o martelo do Thor, dando a deixa para o próximo filme da franquia.

Thor

(Lançamento 29 de abril de 2011)
Depois de uma artimanha de seu irmão Loki (Tom Hiddleston), o deus nórdico Thor (Chris Hemsworth) é expulso do mundo mágico de Asgard e cai na Terra. A S.H.I.E.L.D. logo isola o martelo mágico do herói, que conta a com a ajuda de três cientistas, Jane Foster (Natalie Portman), Erik Selvig (Stellan Skarsgård), e Darcy Lewis (Kat Dennings), para reconquistar o objeto mágico e salvar a Terra. De volta a Asgard, o deus nórdico enfrenta seu irmão maléfico que aparentemente cai num abismo sem retorno. Na cena pós-créditos, Nick Fury entrega ao Dr. Selvig um objeto brilhante, o Tesseract, indicando que ele é a fonte de um poder ilimitado, porém, sem que ninguém saiba, o cientista está sendo controlado por Loki.

Capitão América: O Primeiro Vingador

(Lançamento 29 de julho de 2011)
Como o título indica, é aqui que os Vingadores começam a tomar forma. Se for considerar o tempo cronológico, este é o primeiro capítulo da franquia, já que o filme se passa na década de 1940, na Segunda Guerra Mundial. O mirrado Steve Rogers (Chris Evans) é cobaia de um experimento do pai de Tony Stark, que o transforma em um soldado super musculoso, e ganha um escudo de Vibranium, o metal mais resistente do mundo. Assumindo a persona do Capitão América, ele precisa enfrentar o Caveira Vermelha, um ex capitão nazista que trabalha para a HYDRA, uma organização que quer dominar o mundo, que encontra o Tesseract, a primeira pedra do infinito (não esqueça deste nome) a aparecer nos filmes. No fim, é óbvio que o americano salva o mundo, se sacrificando junto com a pedra mágica, e acaba congelado no ártico até os dias atuais, quando Nick Fury o acorda e o convida a se unir aos Vingadores.

Os Vingadores

(Lançamento 27 de abril de 2012)
Finalmente as coisas começam a fazer sentido e a tomar um rumo definido. Usando o poder do Tesseract, que pode controlar o espaço, Loki chega à Terra e domina vários membros da S.H.I.E.L.D., para tomar posse da pedra e abrir um portal no meio de Nova York para uma raça alienígena dominar o planeta. A única salvação dos humanos é o plano de Nick Fury, os Vingadores, formados por Tony Stark, Viúva Negra, Capitão América, Hulk (agora interpretado por Mark Rufallo), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), e Thor — que voltou de Asgard atrás do irmão pentelho. Depois de muitas sequências de luta, piadas, e destruição, o grupo salva o dia, e o cetro de Loki (que contém outra pedra mágica) fica sob os cuidados da S.H.I.E.L.D., enquanto o vilão é levado como prisioneiro para Asgard, onde também fica guardado o Tesseract. Na cena pós-crédito é revelado que quem está por trás de tudo é o grande vilão Thanos, que busca juntar todas as pedras do infinito.

Homem de Ferro 3

(Lançamento 26 de abril de 2013)
Nada de importante aqui, pode pular para o próximo. No fim da trilogia do Homem de Ferro, o herói está lidando com sua grande fama após os ataques em Nova York e a formação dos Vingadores, enquanto enfrenta um novo vilão junto com Pepper e Máquina de Combate. No pós créditos, ainda vemos o bilionário encontrando Dr. Benner, mas pode ignorar a conversa banal. Este filme não muda em nada a história do MCU e serviu apenas para o estúdio arrecadar 1,2 bilhão de dólares nas bilheterias mundiais.

Thor: O Mundo Sombrio

Continua após a publicidade

(Lançamento 1º de novembro de 2013)
Thor enfrenta um novo inimigo, o Elfo Negro Malekith (Christopher Eccleston), que quer colocar suas mãos no Éter, a pedra do infinito da realidade, que por comodidade do roteiro foi parar na Terra e entrou no corpo de Jane Foster, a namoradinha do deus nórdico. Para salvar o mundo e seu amor, o loiro musculoso e seu martelo pedem ajuda para Loki (que continua como prisioneiro em Asgard). No fim tudo dá certo, após um falso sacrifício do irmão psicopata. No pós-créditos, os colegas de Thor, os deuses Volstagg(Ray Stevenson) e Sif (Jaimie Alexander) levam o Éter para o espaço para ficar sob os cuidados do Colecionador (Benicio Del Toro), personagem de Guardiões da Galáxia.

Capitão América 2: O Soldado Invernal

(Lançamento 10 de abril de 2014)
Capitão América e Viúva Negra estão trabalhando em conjunto para encontrar o Soldado Invernal (Sebastian Stan), um ex amigo de Steve na época da Segunda Guerra Mundial, chamado Bucky, que foi transformado com muita ficção científica pela HYDRA para se tornar um assassino. A agência vilã se infiltrou na S.H.I.E.L.D. para destruí-la e matar Nick Fury, o que aparentemente conseguem no meio do filme. Com a ajuda de dois novos personagens, o herói Falcon (Anthony Mackie) e a Agente 13 (Emily VanCamp) — novo interesse amoroso do protagonista –, Capitão América e Viúva Negra encontram o mercenário e descobrem que ele é o responsável pelo assassinato dos pais de Tony Stark. No fim, o herói patriota consegue trazer a razão de volta à cabeça do ex-colega, que deixa de trabalhar para a HYDRA. Nick Fury ressurge nas cenas finais indicando que apenas forjou sua morte e apaga qualquer indicação de sua existência, interrompendo assim os trabalhos da S.H.I.E.L.D. No pós-créditos são apresentados as novas crias da HYDRA, Pietro e Wanda Maximoff, mais conhecidos como Mercúrio e Feiticeira Escarlate (Aaron Taylor-Johnson e Elizabeth Olsen).

Guardiões da Galáxia

(Lançamento 31 de julho de 2014)
Esqueça a Terra e vamos para o espaço conhecer muitos novos personagens e é bom ficar esperto para não se confundir. Peter Quill (Chris Pratt) é um semi-terráqueo que coloca suas mãos em um orbe, que é mais uma pedra do infinito, a pedra do poder. Como Thanos (agora interpretado por Josh Brolin) quer essa pedra, Peter logo começa a ser perseguido e durante uma confusão acaba sendo preso junto com o guaxinim Rocket(Bradley Cooper), a árvore Groot (Vin Diesel), e Gamora (Zoe Saldana), esta última é filha de Thanos, mas não gosta do pai. Junto com Drax (Dave Bautista), eles escapam da prisão e tentam juntos vender o orbe para dividir o dinheiro. Eles encontram o Colecionador, que explica que existem seis pedras do infinito no Universo, e que juntas dariam poder ilimitado a quem as tivesse. Aí começa aquela sequência de explosões, perseguições, tiros e piadas, em que o grupo encontra ajuda de Yondu (Michael Rooker), quem abduziu Peter quando criança, e enfrentam Nebula (Karen Gillan), irmã de Gamora. Ufa, de personagens novos são esses que é preciso saber, agora vamos ao final do filme: os Guardiões da Galáxia matam o enviado de Thanos, Ronan, mas Groot se sacrifica no meio, voltando a ser uma pequena mudinha fofa de árvore. Peter consegue controlar o poder da pedra infinita sem morrer, e acreditam que isso se deve ao fato dos genes do pai dele, que ninguém sabe quem é. O grupo decide entregar o orbe a Nova Corps, uma organização militar intergaláctica que pode protegê-lo devidamente.

Vingadores: Era de Ultron

(Lançamento 23 de abril de 2015)
Tony Stark e Dr. Benner resolvem criar um programa de inteligência artificial chamado Ultron, que decide que precisa exterminar os humanos para salvar a Terra. O robozão derrota os Vingadores com a ajuda dos gêmeos Maximoff, e começa a criar um corpo sintético para si mesmo, com a pedra do infinito da mente, que estava dentro do cetro de Loki. Os gêmeos então percebem as reais intenções do vilão e ajudam os heróis a roubarem este corpo. O Homem de Ferro decide colocar seu sistema de computador JARVIS, dentro do corpo sintético, que ganha vida após um raio de Thor, e nasce assim o Visão (Paul Bettany), com a pedra do infinito em sua testa. A batalha final traz os Vingadores –com a ajuda de Nick Fury — enfrentando Ultron no país fictício de Sakovia, mas, no meio da batalha, Mercúrio morre ao proteger o Gavião Arqueiro. No desfecho, Viúva Negra e Capitão América ficam responsáveis por treinar um novo grupo de heróis, formado por Falcon, Máquina de Combate, Feiticeira Escarlate e Visão. No pós-créditos, Thanos aparece dizendo que vai atrás das pedras do infinito ele mesmo.

Homem-Formiga

Reprodução/Reprodução

(Lançamento 16 de julho de 2015)
Depois de sair da cadeia, o malandro Scott Lang (Paul Rudd) pratica um novo golpe e acaba roubando o traje criado por Dr. Hank Pym(Michael Douglas), que faz as pessoas encolherem e ganharam super-força, e assim é escolhido como o novo Homem-Formiga. O roteiro então segue em uma batalha exclusiva do novo herói que não tem influência nos outros filmes. O importante para conhecer aqui é Hope (Evangeline Lily), a filha do Dr. Pym, que no final do filme ganha o traje da Vespa, pronta para se tornar uma heroína na sequência do longa.

Capitão América:Guerra Civil

(Lançamento 28 de abril de 2016)
Após os eventos de Era de Ultron, em que centenas de mortes ocorreram, os governos mundiais pedem por uma medida de regulamentação das ações dos Vingadores. Ao assinar o projeto, os heróis ficariam submetidos às decisões da ONU, que diria onde e como eles podem agir. O Capitão América não gosta da ideia, o Homem de Ferro se posiciona a favor. A situação se agrava quando a culpa por um atentado terrorista recai sobre o Soldado Invernal. Para salvar o amigo, Steve Rogers promove outro estranhamento com as autoridades políticas. A linha entre os dois lados é traçada, Capitão busca a ajuda de Feiticeira Escarlate, Gavião, Falcon e Homem-Formiga. Já Stark é ajudado por Viúva Negra, Máquina de Combate, Visão e dos novatos Pantera Negra (Chadwick Boseman) e Homem-Aranha (Tom Holland). No fim da grande briga, Máquina de Combate sofre um acidente e perde o movimento das pernas; Tony Stark descobre a verdade sobre o assassinato dos seus pais; e o Soldado Invernal é levado pelo Capitão a Wakanda, país do Pantera Negra, onde entra em hibernação criogênica, até que possa ser curado da lavagem cerebral da HYDRA.

Doutor Estranho

(Lançamento 2 de novembro de 2016)
Surge mais um herói: Dr. Stephen Strange (Benedict Cumberbatch), conhecido como Doutor Estranho, um arrogante e famoso cirurgião que sofre um acidente de carro e perde o controle do movimento das mãos. Ele então viajar para o Nepal em busca de uma cura, e descobre uma ordem secreta de magos que controlam várias dimensões. O médico então ganha poderes mágicos e encontra o Olho de Agamotto, que contém mais uma pedra do infinito, que controla o tempo. Na cena pós-crédito, o Doutor Estranho aparece conversando com Thor e promete ajudá-lo a encontrar seu pai Odin.

Guardiões da Galáxia Vol. 2

Continua após a publicidade

(Lançamento 27 de abril de 2017)
Peter Quill conhece o seu pai Ego (Kurt Russell), que o leva para o seu próprio planeta, e explica que o protagonista pode controlar a luz dentro do corpo celeste e criar o que quiser. É revelado que Ego é um Celestial, a raça considerada criadora das pedras infinitas. Porém, o pai bonzinho na verdade pretende usar Peter para dominar e destruir todo o Universo, os Guardiões da Galáxia enfrentam e derrotam o alienígena, junto com Nebula, que faz as pazes com a irmã Gamora, e a novata Mantis (Pom Klementieff), que era escrava de Ego. Yondu acaba se sacrificando para salvar Peter nos momentos finais. Nebula abandona o grupo para ir em busca do pai Thanos, que promete matar com as próprias mãos. No pós-créditos, aparece a criação de um novo vilão Adam.

Ufa, foram todos! O importante para entender toda a história criada pela Marvel nos cinema é tentar lembrar onde está cada pedra do infinito já que elas são o fio condutor dos próximos filmes dos Vingadores, intitulados Vingadores: Guerra Infinita Parte I e II, de resto é só aproveitar a boa diversão.

Agora confira quais são os próximos filmes da Marvel e quando eles estreiam.

Publicidade