Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Paisagem de Van Gogh é vendida por 30 milhões de reais em leilão

'Fishing Net Menders in the Dunes' retrata camponesas trabalhando sob um céu nublado e foi a primeira do artista a ser leiloada na França em mais de 20 anos

Uma paisagem de Vincent Van Gogh, um dos pintores mais procurados do mundo, foi vendida por 7,07 milhões de euros (30,9 milhões de reais, aproximadamente) em um leilão em Paris nesta segunda-feira. Pintada em 1882, a obra Fishing Net Menders in the Dunes retrata camponesas trabalhando em uma terra sob um céu nublado, inspirada pelos campos em torno de Haia, onde Van Gogh passou um breve período.

A pintura, a primeira de Van Gogh a ser leiloada na França em mais de 20 anos, havia sido estimada em 3 milhões a 5 milhões de euros (13,1 a 21,8 milhões de reais, aproximadamente). O quadro foi adquirido por um comprador na América do Norte, informou a casa de leilões Artcurial.

Em média somente duas ou três obras do impressionista holandês surgem no mercado internacional a cada ano. Embora longe de barato, o preço não chega perto do recorde de 450,3 milhões de dólares (cerca de 1,5 bilhão de reais) pagos em novembro por Salvator Mundi, retrato de Cristo feito no século XV por Leonardo da Vinci e que será exibido em uma nova extensão do museu do Louvre em Abu Dhabi.