Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Outdoor com Adriana Lima de biquíni escandaliza Munique

Anúncio em que a top brasileira aparece com trajes de banho tem sido chamado de 'machista' e 'monstruoso' por moradores

Um outdoor com a modelo baiana e angel da Victoria’s Secret Adriana Lima de biquíni está dando o que falar em Munique, na Alemanha. Segundo o site Deutsche Welle, o anúncio da marca de lingerie e moda praia italiana Calzedonia tem sido chamado de “machista” e até “monstruoso” por moradores, guias turísticos e pelo conselho municipal de equiparação entre os sexos da cidade. “Ele ensina às meninas: vocês devem ser o mais magras possível, quase anoréxicas”, disse a deputada Lydia Dietrich ao site.

Leia também:

Brasileiras são destaque no desfile da Victoria’s Secret

O outdoor, de 114 metros quadrados, foi instalado nesta terça-feira diante do prédio da prefeitura na praça Marienplatz, um dos principais pontos turísticos de Munique, e deve permanecer no local até 15 de outubro. A imagem, aliás, também se tornou uma espécie de ponto turístico, já que, segundo o site, turistas têm parado em frente ao outdoor para tirar selfies com a foto ao fundo.

“Já vi publicidades mais antifeministas, mas comercial de biquíni num local símbolo da cidade não é bom”, afirmou a prefeita, Christine Strobl. Ela diz, porém, que provavelmente nada poderá ser feito para retirar o anúncio. De acordo com o jornal Süddeutsche Zeitung, o outdoor segue as regras estabelecidas para publicidade, de não divulgar partidos políticos, pornografia ou imagens violentas.

A discussão sobre o anúncio surge em meio a um debate sobre publicidade sexista, levantado pelo ministro da Justiça da Alemanha, Heiko Maas. Ele propôs uma lei que a visa a proibir anúncios que retratem homens e mulheres como meros objetos sexuais.

(Da redação)