Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Os números mágicos de Harry Potter

A série de sete livros e oito filmes alcançou níveis históricos de vendas

Com mais de 400 milhões de livros vendidos em 69 idiomas e bilheterias mundiais superiores aos 6 bilhões de dólares, a saga de Harry Potter é um dos maiores êxitos da história editorial e cinematográfica. A saga, que chega ao fim nos cinema no próximo dia 15, quando Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 será lançado nos cinemas do mundo inteiro, se tornou um fenômeno nas bilheterias, nas livrarias e, principalmente, na conta bancária da autora J.K. Rowling. A seguir, alguns feitos da saga:

Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro volume da saga escrita pela britânica J.K. Rowling, foi publicado em 1997 depois de ter sido rejeitado por várias editoras. A primeira tiragem foi de 1.000 exemplares, a metade destinada a bibliotecas.

– Desde então foram vendidos mais de 400 milhões de exemplares em 200 territórios e 69 idiomas, incluindo o latim. J.K. Rowling acaba de lançar um portal, Pottermore, no qual venderá de forma exclusiva as versões eletrônicas de seus livros.

– J.K. Rowling é a única figura literária britânica com uma fortuna calculada em mais de um bilhão de dólares, segundo a classificação da revista americana Forbes. Daniel Radcliffe (Harry Potter) é o ator britânico mais rico com menos de 30 anos, com 42 milhões de (68 milhões de dólares), ficando à frente de Emma Watson (Hermione Granger, 22 milhões de libras) e Rupert Grint (Ron Weasley, 20 milhões de libras), segundo a lista The Richest da revista britânica The Sunday Times.

– Os sete primeiros filmes converteram Harry Potter na franquia cinematográfica mais lucrativa da história, ficando à frente de James Bond e Star Wars: 6,4 bilhões de dólares, segundo os estúdios Warner Bros. O primeiro capítulo, que chegou aos cinemas em 2001, foi o que teve maior bilheteria, com quase um bilhão de dólares.

– Harry Potter também deu lugar a uma infinidade de produtos derivados (roupas, videogames, brinquedos, doces) que geram rendas calculadas em pelo menos um bilhão de dólares anuais.

– Um parque temático chamado The Wizarding World of Harry Potter (O Encantado Mundo de Harry Potter, em tradução livre) abriu as portas em junho de 2010 em Orlando (Flórida). Apesar do custo estimado em mais de 200 milhões de dólares, o parque tem uma grande afluência de público.

(Com agência France Presse)