Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Os 12 filmes imperdíveis do 13º Festival de Cinema do Rio

Até o próximo dia 18 o festival exibirá 350 filmes estrangeiros e nacionais exibidos em 26 cinemas da capital fluminense

Por Da Redação - 6 out 2011, 14h18

Entre esta quinta-feira e o próximo dia 18, a 13ª edição do Festival de Cinema do Rio exibirá 350 filmes em 26 cinemas da capital fluminense. Dentre os destaques, estão longas premiados recentemente nos principais festivais da Europa, como Veneza e Berlim. A Pele que Habito, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, dará a largada na maratona.

Na lista de títulos mais esperados, estão também Inquieto, de Gus Van Sant, e Les Bien-Aimes, o novo musical do francês Christoph Honoré (de Canções de Amor), com Catherine Deneuve e sua filha, Chiara Mastroiani, além do iraniano A Separação, de Asghar Farhadi, vencedor do Urso de Ouro de melhor filme e dos prêmios de interpretação masculina e feminina do Festival de Berlim deste ano. Há ainda produções com vocação comercial, já com lançamento garantido no Brasil, como o thriller Contágio, de Steven Soderbergh, estrelado por Matt Damon, Gwyneth Paltrow, Kate Winslet e grande elenco.

Presente na mostra Première Brasil e suas subdivisões, a produção nacional também será contemplada. Entre os filmes em competição, estão Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, o novo trabalho da dupla Beto Brant e Renato Ciasca, com Camila Pitanga, e A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Vinícius Coimbra, estrelado por João Miguel, José Wilker, Chico Anysio e Irandhir Santos, entre outros. Destaque ainda para a pré-estreia de Capitães de Areia, de Cecília Amado, adaptação do romance de mesmo nome do avô da realizadora, Jorge Amado, e para O Palhaço, o segundo filme dirigido pelo ator Selton Mello, com Paulo José, já premiado no Festival de Paulínia pela direção.

O evento contrará ainda com a participação de profissionais de cinema consagrados como a atriz espanhola Marisa Paredes e o ator americano Willem Dafoe, além do estiilista francês Jean Paul Gaultier, que acompanhará a exibição do documentário Quebrando as Regras, sobre sua carreira, dirigido por Faridha Khefka. O site de VEJA preparou um guia dos 12 títulos imperdíveis do FestRio. Acompanhe abaixo horários, locais e as críticas dos filmes.

Publicidade