Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Os 11 filmes imperdíveis da 34º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

O site VEJA selecionou 11 dentre os mais de 400 filmes que serão exibidos até 04 de novembro na edição 2010 da Mostra

Em duas semanas, a partir do dia 22 de outubro, a 34º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo vai exibir mais de 400 filmes em 24 salas de cinema da cidade. Não é tarefa fácil – nem parece possível – assistir às centenas de filmes da Mostra. Por isso, o site de VEJA fez uma seleção criteriosa, de apenas 11 deles, baseada na relevância dos diretores ou dos personagens, no ineditismo dos trabalhos e nos prêmios que as obras já angariaram em mostras internacionais.

Confira a programação, preços e endereços das salas no site de VEJA São Paulo. Ali, também é possível montar o seu próprio roteiro para curtir a Mostra.

Dentre os selecionados, destacam-se os novos trabalhos de diretores de peso, como O Ultraje, do japonês Takeshi Kitano, consagrado pelo modo como retrata a violência entre mafiosos. Rosas a Crédito, do israelense Amos Gitai, é uma delicada reflexão política que parte da resistência contra os nazistas na França. Cópia Fiel, do diretor iraniano Abbas Kiarostami, deu à atriz Juliette Binoche o prêmio de Melhor Atriz no último Festival de Cannes.

Dois atores estreiam na direção: o mexicano Diego Luna, com Abel, e o americano Ben Affleck, com Atração Perigosa. Mais: Godard, um dos pilares do movimento Nouvelle Vague, volta ao set com o interessante Film Socialisme.

Do gênero documentário, chamam a atenção três deles, que tratam de personagens intrigantes. O estelionatário Marcelo Nascimento é retratado no nacional Histórias Reais de Um Mentiroso; Exit Through The Gift Shop é dirigido pelo aclamado artista de rua Banksy, que mantém sua identidade em anonimato, e O Louco Amor de Yves Saint Laurent mostra o relacionamento do famoso estilista com Pierre Bergé, que conheceu em 1958 e com quem ficou até a sua morte, em 2008.

Por fim, há Machete, falado filme de Robert Rodriguez, um adepto do estilo trash, em que a violência é motivo de riso, e Gainsbourg – Vida Heroica, longa de ficção sobre a vida do excêntrico cantor francês. O filme foi uma das atrações do Festival de Cinema do Rio (23/09 a 07/10), mas o evento carioca enfrentou problemas com a fita e, por isso, o longa não foi exibido a tempo.

Também vale ver – Quatro títulos desta Mostra já foram avaliados pelo site no último FestRio. Basta clicar nos nomes dos filmes a seguir para ler as críticas escritas sobre os trabalhos.

Lope, uma co-produção Brasil-Espanha dirigida pelo brasileiro Andrucha Waddington.

Um Lugar Qualquer, de Sofia Coppola;

Você Vai Conhecer O Homem Dos Seus Sonhos, a mais recente produção de Woody Allen;

A Woman, A Gun And a Noodle Shop, remake dos irmãos Coen pelo chinês Zhang Yimou;

Homenagens – Os cineastas Wim Wenders e Akira Kurosawa são os diretores homenageados na 34ª Mostra. Além de exibições de seus principais títulos, eles protagonizam exposições paralelas. Até 16 de janeiro de 2011, o alemão Wenders apresenta em Lugares Estranhos e Quietos 23 de suas fotografias, no MASP. Do japonês Kurosawa, 80 storyboards, desenhados por ocasião da produção do filme Kagemusha, estão abertos para a apreciação do público em Criando Imagens para Cinema, no Instituto Tomie Ohtake, até 28 de novembro.