Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Organização do Nobel reajusta valor do prêmio depois de 5 anos

Vencedores agora levarão para casa um cheque de 9 milhões de coroas suecas -- algo como 3,5 milhões de reais

A Fundação Nobel anunciou nesta segunda-feira que vai aumentar em 12% o valor dos prêmios deste ano, que permanecia sem alteração desde 2012 e agora passará a ser de 9 milhões de coroas (3.537.900 reais). Há cinco anos, a instituição, encarregada de zelar pelo legado de Alfred Nobel, precisou reduzir o valor de cada um dos seis prêmios em 2 milhões de coroas (786.200 reais) para evitar uma diminuição da receita e obter um rendimento “ajustado à inflação”.

“Ainda que sejam necessárias ações contínuas para reforçar as finanças da fundação a longo prazo, consideramos que a situação se estabilizou”, informou em comunicado a fundação, que deseja que a premiação “siga a tendência das receitas efetivas na sociedade”.

No testamento, o químico sueco Alfred Nobel (1833-1896) afirmou que queria que a sua fortuna fosse aplicada em valores mobiliários e seguros. O rendimento obtido deveria ser dividido em cinco partes iguais — a categoria de economia, a sexta da premiação, surgiu depois. Após recuperar os bens de Nobel, que estavam espalhados pela Europa, o rei Oskar II, da Suécia, promulgou os estatutos da fundação, em 1900. Uma das principais funções é preservar a base econômica dos prêmios.

Conforme os organizadores, o primeiro vencedor deste ano deve ser conhecido em 2 de outubro.

(Com agência EFE)