Clique e assine a partir de 9,90/mês

Oliver Stone: ‘Calderón é como Bush, quer sua própria guerra’

Por Da Redação - 10 jul 2012, 18h56

México, 10 jul (EFE).- O cineasta americano Oliver Stone disse nesta terça-feira que o presidente mexicano, Felipe Calderón, é igual ao ex-governante americano George W. Bush, pois ambos querem suas próprias guerras, segundo declarações dadas em entrevista coletiva por ocasião do lançameno de seu filme ‘Savages’ no México.

‘Calderón é como Bush, quer sua própria guerra e não há esperança para o México a menos que mude, assim como o fizeram outros países da América Latina’, afirmou o diretor na capital mexicana.

Em sua opinião, o México precisa de uma mudança à esquerda, como fizeram países latino-americanos como Brasil, Argentina, Bolívia, Venezuela e Nicarágua. ‘Esses são os modelos de mudança para o México’, ressaltou.

Oliver Stone destacou que a economia mexicana foi mal manuseada durante anos, o que, para ele, é o problema da escalada da guerra contra as drogas. ‘É uma pena que nunca possam ter líderes melhores’.

Continua após a publicidade

O ‘Savages’ é uma adaptação do livro homônimo publicado em 2010 por Don Winslow, e fala da guerra entre jovens do sul da Califórnia que comercializam maconha de alta qualidade para uso medicinal e membros de um violento cartel da droga do outro lado da fronteira.

O diretor comparou a guerra no México contra os cartéis da droga com o conflito armado no Iraque e disse que a violência dos dois países está relacionada, pois a guerra do país árabe foi o início de um novo tipo de violência.

‘Savages’ estreou nos cinemas dos Estados Unidos no último dia 6. O elenco inclui os mexicanos Sandra Echeverría, Joaquín Cosio e Diego Cataño, também presentes na conferência desta terça-feira, assim como Benicio del Toro, John Travolta, Demian Bichir, Shalma Hayek, Taylor Kitsch, Blake Lively, Aaron Johnson e Emile Hirsch. EFE

pem/sa

Continua após a publicidade

(foto) (vídeo)

Publicidade